Divinópolis: Ação de hackers ameaça candidato e sua assessora nas redes sociais

Publicado por: Redação

Por: Olga Melo e Vitor Correia

Em período eleitoral, o vereador e candidato à deputado estadual Eduardo Print Junior (SD)  e sua assessora, foram vítimas de hackers que invadiram a conta no Instagram utilizada para campanha, na madrugada da última segunda-feira (01).

Continua depois da publicidade

Decepcionado com o acontecido, Print Junior relatou ao Divinews que foi pego de surpresa e que as pessoas estão muito preocupadas em atacar os outros. O parlamentar apresenta sua revolta: “No Facebook temos vários perfis falsos que fazem ataque à nossa pessoa, inclusive, esses fakes fazem levantamentos de pessoas que foram ligadas a mim ou projetos que eu nem participei ou votei.”

O vereador chegou a registrar boletim de ocorrência (BO) considerando que seu perfil nas redes sociais e o de sua assessora, ficaram inativos por um certo tempo. Ao ser questionado sobre as medidas preventivas para que os crimes não voltem a acontecer, ele afirma que buscará investigar. “Crimes nas redes sociais se tornaram muito frequentes e naturalmente a partir de hoje isso é um crime cibernético com punições previstas por lei” reitera.

A Lei Carolina Dieckmann, que trata dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012) tipifica como crimes infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores, violar dados de usuários ou “derrubar” sites. Diante disso, o edil declarou que tomará as devidas providências.

Gabriela Alvarenga, assessora e social mídia do vereador, também teve seu perfil pessoal invadido pelos hackers. Ela trabalha desde 2008 em campanhas eleitorais, e em 2012 passou a utilizar as redes sociais como ferramentas. Ela afirma que as eleições deste ano, está sendo o período com o maior número de problemas. “As pessoas estão sem medo, sem respeito. Os ataques à página estão bem pesados, com palavras de baixo calão, mentiras e fakes que usam o tempo inteiro para poder denegrir a imagem do candidato” relata.

A jornalista conta que como os ataques ocorrem durante a madrugada, ultimamente não tem conseguido dormir preocupada com uma possível invasão das redes e demais desdobramentos. Ela conta que eventualmente enfrenta problemas com os invasores que tentam tirar seu perfil do Facebook do ar. “Eu imagino que seja uma pessoa próxima, porque tirou o meu perfil do ar, então é alguma pessoa que sabe que eu trabalho com o Eduardo e faço essa parte de redes sociais dele” finaliza.

Gabriela ressalta que o Facebook apresenta medidas de segurança avançadas, o que tem evitado consequências mais agravantes. Referente ao Instagram, a assessora disse que não esperava este tipo de ataque.

Editor-chefe responsável: Geraldo Passos

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade