Complexo de Saúde São João de Deus promove atividades no Setembro Verde

Publicado por: Redação

O Setembro Verde tem como objetivo lembrar a todos a importância da doação de órgãos. Inúmeras famílias aguardam ansiosamente por esta possibilidade. A desinformação aumenta, de forma desnecessária, a espera por esta mudança na qualidade de vida de quem aguarda em casa ou nos hospitais por um novo órgão.

Para ajudar na conscientização da importância da doação de órgãos, a CIHDOTT (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos) do Complexo Hospitalar São João de Deus, realizará uma série de ações, como segue programação abaixo.

Continua depois da publicidade

Ações de conscientização pela doação de órgãos
Data Horário Local Atividade
24 / 09 14 horas Complexo de Saúde São João de Deus Palestra: “Os desafios da doação de órgãos em Minas Gerais
27 / 09 10 horas Complexo de Saúde São João de Deus “Blitz pela doação de órgãos”

Desde 2001 a CIDOHTT do CSJD, que faz parte do MG Transplantes, faz a abordagem dos familiares e auxilia na condução do processo de doação de órgãos, além de promover campanhas de conscientização sobre o assunto. O tipo de captação realizado depende de como o paciente doador morreu.

Doadores de múltiplos órgãos são aqueles que por causas diversas são diagnosticados com morte encefálica. Nestes casos, os outros órgãos permanecem funcionando por um período. Esse é um quadro absolutamente irreversível e para determiná-lo cumpre-se um protocolo extremamente rigoroso para não haver erros.

A doação de córneas, pele e tendões pode ser feita também com o “coração parado”, que significa que todos os órgãos pararam de funcionar ao mesmo tempo. Desta forma, várias pessoas também são ajudadas, como exemplo, quem precisa voltar a enxergar e os que precisam de um curativo especial nos olhos. Desde janeiro de 2018 fizemos 80 captações de córneas.

A CIDOHTT funciona 24 horas e é composta por uma responsável técnica médica, uma psicóloga, uma enfermeira e 4 técnicos de enfermagem.

Segundo o site da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO (http://www.abto.org.br), no ano de 2017, em todo o país, foram realizadas cerca de 27 mil transplantes. Houve um aumento no número de transplantes renais (7,5%), hepáticos (12,1%), cardíacos (6.4%) e pulmonares (21,7%) e redução apenas do transplante pancreático (17%).

Apesar da melhora dos números ao longo dos anos, ainda são muitas as pessoas à espera de um transplante. A fila de espera pode se tornar ainda maior se não houver a conscientização da população e principalmente o diálogo familiar, atitude que auxilia a tomada de decisão pela doação de órgãos. Ainda de acordo com a ABTO, somente em 2017, foram registradas 2.740 recusas das famílias, ou seja, 42% do total de entrevistas realizadas com familiares de potenciais doadores.

Abrace você também essa causa, converse com a sua família, demonstre seu desejo. Doe órgãos, salve vidas

Assessoria de Comunicação do Complexo de Saúde HSJD

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade