“Cruz de Todos os Povos” de Divinópolis com fundações concluídas passa para fabricação e montagem da própria cruz em aço

Publicado por: Redação

Por: Vitor Correia ->

 

Continua depois da publicidade

O Engenheiro José Geraldo da Silva Lucas, 58 anos, no ano de 2010, ficou sabendo através de um amigo residente em São Paulo, da inauguração da maior cruz luminosa do mundo em Baskinta, na colina Canabackin (Monte Líbano), e ficou encantado ao ver as imagens da “Cruz de Todos os Povos”, tanto por uma questão técnica como espiritual.

A partir daí, José Geraldo começou a estabelecer contato no França e foi encaminhado para Associação Terra de Deus-França, e conversou com o presidente Jesus Juste Ibanez. Logo após, o engenheiro recebeu a notícia de que outra cruz teria sido construída no México, em Yucatan- Mérida. Por considerar o Brasil um país com muitos cristãos, no final do ano de 2015, ele voltou a fazer novos contatos com a Associação Terra de Deus-FR, para saber se teria alguma possibilidade de um projeto de uma cruz ser  implantado no Brasil, isto foi confirmado por Jesus Juste.

Em poucos meses José Geraldo e seu grupo de amigos, conseguiram tudo que precisavam para iniciarem as obras, o terreno, e os documentos necessários para aprovação nos órgãos municipais. Segundo ele, ao informar o nome de sua localidade, como sendo Divinópolis, Associação Terra de Deus-FR, ficaram muito comovidos pelo significado, a cidade do Divino Espírito Santo, por incrível que pareça a cidade, se vista do céu, tem um formato de uma grande pomba, em estado dinâmico de voô.

No dia 13 de junho de 2016, o Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos Souza Campos, enviou uma solicitação ao presidente da associação, Jesus Juste Ibanez, para planejar a construção da cruz de 73,8 metros de modo a Diocese de Divinópolis que não tenha algum custos para isso.

A partir dessa iniciativa, vários passos foram se concretizando. Membros da Associação Terra de Deus da França, o patriarca dos católicos libaneses Dom George Masri do consulado do Vaticano, foram até a prefeitura de Divinópolis em 22 dezembro de 2016, para firmarem a construção da “Cruz de Todos os Povos e Nações”.

Com as obras iniciadas em 2017 no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos (Ermida), numa área 10 mil m² que foi doada por Roberto Antônio Alpino Rodrigues.

O lugar foi escolhido por quatro fatores importantes:

  • O valor  histórico do local;
  • A história de fé(local que promoveu a festa de Santa Cruz entre 2000 e 2015);
  • A posição topográfica, local mais alto da cidade com altitude de 875metros em relação ao nível do mar;
  • A acessibilidade, que próximo ao anel rodoviário;

A cruz possui as seguintes medidas:

– secção: 12,30×12,30 metros,

– altura total: 80 metros,

– distancia de braço a braço: 36,9 metros.

São três cruzes pois a primeira, situada no Líbano, é considerada como “Honra ao pai”, “Honra ao Filho” no México e agora “Honra ao Espírito Santo” no Brasil.

O projeto contempla além da ‘’Cruz de Todos os Povos’’, a magnífica ‘’Casa de Oração de Todos os Povos e Nações”, e servirá para acolhimento de todos fiéis.

Ao Divinews, após visita ao canteiro das obras, o engenheiro afirmou que, na segunda metade de 2018, as obras estão com a fundação de concreto em fase conclusiva. 

“O programa de execução está sendo realizado dentro das previsões. Algumas etapas já foram concluídas, como: aprovações nos órgãos públicos, terraplanagens, sondagens, projetos civis, projetos metálicos, execução das escavações para as estacas, concretagem de estacas, corte das caixas dos blocos, vigas de equilíbrio, chumbação dos insert’s e o projeto para-raio em estudo. O próximo passo agora, seria a contratação da fabricação e montagem da torre. A inauguração ainda não definida”, concluiu o engenheiro, ao Divinews’’.

A dinâmica do projeto, conta com a colaboração de parcerias empresariais da cidade e região, que estão ajudando à alavancar financeiramente a obra. Além disso, é possível que aqueles que queiram colaborar, façam doações por meio do site (www.terradedeus.org.br).

Há também uma comissão formada da Associação Terra de Deus no Brasil, que são responsáveis para angariar recursos, sendo possível entrar em contato pelo telefone (37) 9 9903-1434 e para maiores informações, basta ligar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ronaldo Caetano disse:

    Parabéns pela iniciativa, Engenheiro José Geraldo da Silva Lucas e colaboradores, pela dedicação.

    Parabéns Divinópolis MG, por receber a 3a Cruz de Todos os Povos.

    O Brasil está sendo abençoado com essa maravilha.

  2. Anônimo disse:

    Parabéns pela iniciativa Eng. José Geraldo da Silva Lucas e colaboradores.
    Parabéns Divinópolis MG por receber a 3a Cruz de Todos os Povos.
    O Brasil está sendo abençoado com essa maravilha.

Continua depois da publicidade