Prefeitura de Divinópolis implanta “Alvará Legal” que diminui prazo de instalação de empresas na cidade

Publicado por: Redação

Geraldo Passos ->

 

Continua depois da publicidade

Em um feito inédito em termos de desburocratização a administração do Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, com envolvimento de várias Secretarias, como diretamente a de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, pela secretária Flávia D´Alessandro, através do Setor de alvarás, e também a Secretaria de Administração Orçamento e Informação, por sua secretária Raquel Freitas, através do setor de informática, e com   parceria de algumas entidades de classe patronais da cidade, notadamente o Sindicato dos Contabilistas (SINCONDIVI), por seu presidente Sergio  e a CDL Divinópolis, entre outros, além da participação também da Câmara, com o vereador Josafá Anderson, implantou hoje o Alvará Legal para proporcionar celeridade na concessão de alvarás para as empresas que desejarem se instalar no município. O processo é totalmente online, fazendo com que em apenas 5 dias, o cidadão consiga uma liberação que anteriormente demorava de 3 a 4 meses – Mas é fato que, os órgãos federais, como a Receita e os do âmbito do Estado, também precisam se adequar aos novos tempos e ter mais celeridade na liberação de documentos.   

A cerimônia oficial da implantação do Alvará Legal, ocorreu na manhã desta quinta-feira (30), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, diante da presença maciça de autoridades constituídas do município, contadores, que são os mais interessados no assunto, e entre os escritórios estava a Contabilidade Mariana, representada por Kelly Cristina Rocha Sousa, que avaliou como muito interessante, e continuou: “O processo vai agilizar muito nosso trabalho. Muitos empreendedores deixavam de montar firma na cidade pela demora de concessão do alvará. Pelo que vi parece que vai dar certo, desde que todos trabalhem, em sintonia, a Prefeitura com os outros órgãos, por exemplo as Receitas Federal e do Estado”.

O Prefeito Galileu Machado, reconheceu o esforço da sua equipe técnica que esteve envolvida no processo, dizendo que anteriormente haviam muitas reclamações sobre a liberação dos alvarás em Divinópolis, chegando a mais de duzentos dias. “Hoje com a modernização, e o esforço da nossa equipe, e possível que o alvará seja entregue em quatro dias. Então, parabéns a minha equipe!”, finalizou.

O presidente do SINCONDIV (Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis), Sérgio Bebiano, um ferrenho defensor e que atuou ativamente auxiliando o processo. Afirmou que a data é um marco por que o município neste aspecto estava em uma situação caótica, não se conseguia abrir uma empresa em Divinópolis, era uma situação insustentável, e com isso não se gerava emprego, nem tão pouco tributos, era uma situação de estagnação da economia. (veja vídeo )

Já Alexandra Galvão, presidente da CDL Divinópolis, disse que a situação anterior da demora da concessão dos alvarás, era muito negativo para a cidade. E explicou que desde março de 2017 que foi criada uma comissão de desburocratização, avançando até o desfecho que ocorreu nesta quinta-feira, com a implantação do Alvará Legal, que é um grande passo para o desenvolvimento da cidade ( veja vídeo )

A Secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, afirmou que o objetivo do Alvará Legal é para que as empresas possam abrir e outras se regularizarem mais rapidamente diante da Prefeitura. “O processo foi iniciado com o Alvará Provisório e agora, com o Alvará Online, Alvará Legal dará rapidez de liberar um alvará em 24 horas, possibilitando uma desburocratização, uma celeridade para os empreendedores do município”, finalizou Flávia D´Alessandro” ( veja vídeo )

Já, Leo Gabriel, presidente da ACID, foi além, elogiou o trabalho feito pela Prefeitura na questão do Alvará Legal, mas afirmou que “Na esfera estadual e federal precisa avançar muito. O ideal é que tivesse uma central única, onde todas as dúvidas e a chagada de documentação fosse feita neste local”

A Secretária de Administração, Orçamento e Informação, Raquel Freitas, após ressaltar o benefício que o Alvará Legal traz para o município, deu destaque a sinergia não só das Secretarias envolvidas, mas lembrou da importância das entidades de classe terem comprado a ideia e contribuído na sua execução.

O vereador Josafá Anderson (PPS), que também esteve presente, no lançamento do Alvará, contou que sua participação foi através do Fórum de Desburocratização que foi o início de tudo. O edil, parabenizou todos que estiveram envolvidos no processo de construção do Alvará Legal.

[foogallery id=”61648″]

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Francisco Freitas Resende disse:

    Parabéns Galileu esta medida veio um pouco tarde mas vai dar tudo certo agora e com certeza vamos abrir muito campo de trabalho daqui pra frente 🙏👏👏👏

  2. Cleber Ribeiro disse:

    Agora que as empresas que queriam instalar na nossa Cidade.ja si migraram para outras cidades outros estados. Demorou mais até que enfim. Vamos cobrar do secretário desenvolvimento econômico tenho a capacidade de atrair novas empresas e mais segurar as aqui estão

Continua depois da publicidade