Vereadores de Divinópolis querem retirar fios sem utilização e com plaquinhas de publicidades penduradas em postes da cidade

Publicado por: Redação

Por: Yasmin Oliveira / Geraldo Passos

 

Continua depois da publicidade

Poucas cidades do Brasil, diferentes de muitas cidades da Europa e Estados Unidos possuem fiação subterrânea. A situação em Divinópolis, por não ter galerias subterrâneas para passagem de fios, acentuadamente o problema é mais visitvel na área central da cidade, pela existências de muitos prédios comerciais e mesmo residenciais, com destaque para as duas principais vias  Avenida Primeiro de Junho e Rua Goiás, onde a poluição visual é catastrófica em consequência do emaranhado de fios – E para tentar minimizar um pouco essa situação, na sessão ordinária desta quinta- feira (09), foi votado o projeto (CM-028/2018) de autoria dupla, da vereadora Janete Aparecida e do Vereador Ademir Silva, que dispões sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica em Divinópolis – A partir da  lei aprovada, será multada toda empresa, seja de telefonia ou internet, que colocar fios nos postes da cidade sem nenhuma identificação, e quando acontecia dos mesmos serem derrubados não havia como ligar para fazer a manutenção por ser impossível de identificar a empresa. Além do mais também fica proibido pendurar placas de propagandas o que estava fazendo a cidade de se transformar em um verdadeiro plantel de bandeirinhas como disse a própria vereadora em seu pronunciamento

Após a lei ser sancionada pelo prefeito, a cidade ganhará com a diminuição da poluição visual, segurança já que com a grande quantidade de fios e quantidade de placas pode ocorrer um acidente grave que pudesse levar a óbito alguém que tentasse manuseá-los

A vereadora, em vídeo entrevista fala sobre o projeto.

PROJETO DE LEI Nº 28/2018 Dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica no Município de Divinópolis e dá outras providências.

Art. 1° Fica a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica, obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada dos seus fios não utilizados nos postes existentes no Município de Divinópolis. Parágrafo único. A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica fica obrigada a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, a fim de que estas façam o alinhamento dos seus cabos e demais instrumentos por elas utilizados e que procedam a retirada do que não estão mais utilizando.

Art. 2°A empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica deve fazer a manutenção, conservação, remoção, substituição, sem qualquer ônus para a administração pública municipal, de poste de concreto ou de madeira que está em estado precário, torto, inclinado ou em desuso.

  • 1°Em caso de substituição de poste, fica a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica obrigada a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, a fim de que possam realizar o realinhamento dos cabos e demais petrechos.
  • 2°A notificação de que trata o § 1° do artigo 3° desta Lei, deverá ocorrer em 48 (quarenta e oito) horas da data da substituição do poste.
  • 3°Havendo a substituição do poste, as empresas devidamente notificadas têm o prazo de 15 (quinze) dias para regularizar a situação de seus cabos e/ou petrechos.

Art. 3° O compartilhamento da faixa de ocupação deve ser feito de forma ordenada e uniforme, de modo que a instalação de um ocupante não utilize pontos de fixação e nem invada a área destinada a outros, bem como o espaço de uso exclusivo das redes de energia elétrica e de iluminação pública.

Art. 4°Fica a empresa concessionária ou permissionária, que detenha a concessão de energia elétrica, obrigada a enviar mensalmente ao Poder Executivo Municipal relatório das notificações realizadas, bem como do comprovante de recebimento por parte do notificado.

Art. 5°As fiações devem ser identificadas com placas impresso o número do telefone de contato da empresa e instaladas separadamente com o nome da ocupante, salvo quando o desenvolvimento tecnológico permitir compartilhamento.

Parágrafo único. Nas ruas arborizadas, os fios condutores de energia elétrica, telefônicos e demais ocupantes dos postes de energia elétrica deverão ser estendidos à distância razoável das árvores ou convenientemente isolados.

Art. 6° Para quem não cumprir o disposto nesta Lei será aplicada a seguinte penalização:

I — à empresa concessionária ou permissionária, multa de 50 (Cinquenta) Unidades Padrão Monetária – UPMs do Município de Divinópolis , para cada notificação não atendida em até 30 (trinta) dias após o recebimento da mesma;

II — à empresa que utiliza os postes da concessionária ou permissionária de energia elétrica para suporte de seus cabeamentos, multa de 40 (Quarenta) Unidades Padrão Monetária – UPMs do Município de Divinópolis, para cada notificação não atendida em até 30 (trinta) dias após o recebimento da mesma. Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, consideram-se infratoras todas as empresas concessionárias, permissionárias e/ou terceirizadas, que estiverem agindo em desacordo com esta Lei, no âmbito do Município de Divinópolis.

Art. 7º Fica proibido a colocação de publicidades de qualquer tipo em fio tanto por parte da empresa concessionária ou permissionária. Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade