FESTA DE REINADO: Zezé Motta e Maurício Tizumba serão coroados Reis Congos do Reinado do Rosário de Itapecerica

Publicado por: Redação

Segundo informações da assessora de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica, Tatiana Palhares de Sousa, este   fim de semana será marcado pela edição especial do Grande Reinado do Rosário de Itapecerica, que completa 200 anos de celebração e história. Além da programação tradicional, que encanta a todos ano após anos, será realizado no domingo, dia 12, um grande e emocionante cortejo em homenagem ao bicentenário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

 

Continua depois da publicidade

[foogallery id=”60863″]

A atriz Zezé Motta e o ator e músico Maurício Tizumba, importantes referências do movimento negro, irão participar do cortejo e serão coroados Reis Congos do Reinado do Rosário de Itapecerica. O cortejo contará ainda com a presença de ternos de diversas cidades mineiras. O cortejo terá início às 18h30, em frente à Prefeitura, e seguirá em direção ao palanque real, na Praça Santa Cruz.

Antes, na sexta-feira, dia 10, o cantor, compositor e irmão do Rosário Sérgio Pererê mais uma vez irá prestigiar o Reinado do Chico Rei. Às 19h, o Rei Congo, representado por Pererê, acompanhado pela corte, sairá do Grande Hotel Ita em direção ao convento e, em seguida, ao palanque real.

Tradição

A Festa de Reinado é realizada em Itapecerica desde o tempo da escravidão. O Brasil ainda era colônia de Portugal e a celebração já era praticada pelos negros africanos que, com muita saudade, cantavam relembrando sua terra. Existe na Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica, herdeira da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Estatuto datado de 1818 e registrado por ordem régia no Rio de Janeiro em 1823. No entanto, diziam os moradores mais velhos que, antes dessa data, já existiam as festas nas aldeias dos negros.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade