Secretaria de Obras de Divinópolis usa técnica “rip-rap” (pneus e eucalipto) para contenção de ribeirões, encostas e córregos

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop) intensifica os trabalhos de contenção com a técnica alternativa “rip-rap”. Vários ribeirões, encostas e córregos já receberam as melhorias, proporcionando mais segurança – Na avenida JK no Bairro Santa Clara, por exemplo, na esquina com Além Paraíba foi realizada uma contenção rip-rap. Foram utilizados cerca de 100 pneus para a obra de melhoria – No local também existia um problema crônico de erosão, que ocorria há anos. “Nós estamos verificando os locais com mais necessidade e realizando as obras. O trabalho é preventivo, e faremos em diversos locais nos próximos meses”, ressaltou o diretor de operações e serviços urbanos, Rodrigo Assis.

O rip-rap é uma técnica alternativa para estabilização de declínios e contenção de encostas, utilizando seu próprio peso. É muito utilizada pelo baixo custo e eficácia. São utilizados pneus de caminhão e madeira de eucalipto com 20 centímetros de diâmetro. Cerca de 10 pessoas da equipe da Diretoria de Operações e Serviços Urbanos trabalham nas contenções.

Continua depois da publicidade

Na Rua José da Paz no Bairro Nossa Senhora das Graças a equipe conclui dois rip-rap para a recomposição da via. No local, existia um problema antigo e crônico de alagamento e transbordo que está sendo solucionado.

Segundo o diretor de operações e serviços urbanos, foram diversas melhorias ao longo da via. “Na rua existia um problema crônico de transbordo e alagamento. Nós fizemos a construção de dois rip-rap, e o reaterro da via, devido as erosões. Também colocamos novas valas para captação de água pluvial e novas redes de drenagem para solucionar o problema”.

A partir da captação da água da chuva com as novas redes e bueiros e a recomposição da via, eliminando cerca de 50 metros de erosão, o problema deverá ser solucionado, trazendo mais segurança para a população. Cerca de 200 pneus foram utilizados na obra.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Parabéns boa iniciativa !

    Pode se utilizar em diversos pontos atem mesmo servindo de estrutura e decoração !

  2. Mayler Braga disse:

    Pode ser até bom, mas é horroroso! Ainda mais em uma via que fica na principal entrada da cidade.

Continua depois da publicidade