Wirley Reis (Têko) exultante com resultados do Festival de Gastronomia de Itapecerica; Bete Pimenta, a idealizadora, diz que evento é esplendoroso; Têko já antecipa novidades para Festival de Inverno

Publicado por: Redação

O Festival de Gastronomia de Itapecerica, que ocorreu na sexta (08), sábado (09) e domingo (10), deste último fim de semana, idealizado em 2007 por Bete Pimenta, ex-proprietária da famosa marca de cosmético “Água de Cheiro” e também do Hotel Fazenda Capetinga, localizado no município. Bete, acompanhada por participantes do Projeto “As Caminhantes da Estrada Real”, em entrevista ao Divinews, estava exultante com a evolução da sua ideia inicial – O prefeito Wirley Rodrigues Reis, o Têko, também em estado de êxtase, falou sobre a importância do evento para a economia da cidade, que os turistas movimentam a rede hoteleira, além dos bares, restaurantes e transportes, “Os ganhos são enormes. O Festival de Gastronomia de Itapecerica é um grande produto de Itapecerica”.

Continua depois da publicidade

Algumas das barraquinhas que mais chamavam a atenção do publico era do famoso Porco da Barra, receita de família que existe há mais de 20 anos, que passa por um processo de mais de oito horas no fogo para assar, e é temperado apenas na hora de servir com ervas, sal e pimenta biquinhos. Por ser um porco inteiro assado na hora acabou por cair no gosto dos visitantes, que fazem imensas filas para saboreá-lo, por conta disso já vem sendo apresentado pelo segundo ano consecutivo no festival, que promete marcar presença também nos próximos anos. Tinha também as barraquinhas de quitandas onde eram servidos biscoitos, doces, roscas e cafés que logo após o almoço ficava com filas imensas.

Outro processo que chama bastante a atenção do publico foi a fabricação artesanal da rapadura, que nos faz lembrar do Brasil no início dos tempos onde ainda se utilizavam dos bois parar moer a cana. Foi possível presenciar todo o processo, desde a moenda da cana até o esfriamento do doce e por fim a degustação do mesmo, que só rendia elogios.

O festiva Gastronômico de Itapecerica de 2018 foi um estrondoso sucesso em todos os aspectos, quantitativo e qualitativo, com muita gente bonita e bastante comida gostosa, do famosos porco aos deliciosos doces em compota ou em barra, sem esquecer também das atrações musicais do coreto que animavam a todos que passavam por lá.

Festival de Inverno 

O prefeito Têko, já aproveitando a entrevista, convidou que todos estejam presentes no 24º Festival de Inverno. Com atrações teatrais, culturais e também feira de exposições artesanais. Com grandes shows e uma feira literária, coordenada por Denise Arantes, que é itapecericana, mas mora em Divinópolis, que na ocasião autografará vários livros.

Têko anunciou que o Titãs se apresentará em uma sexta-feira, na Praça da Matriz; no sábado será a vez de Paula Toller (Kid Abelha), e para o encerramento do Festival, no domingo, o tremendão, Erasmo Carlos.

 

Reportagem: Yasmin Oliveira
Imagens: Ana Flávia Dias Guimarães e Geraldo Passos
Edição: Divinews

 

[foogallery id=”58053″]

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Cláudio disse:

    Ótima materia! Aqui do Rio fiquei com água na boca vendo tanta coisa gostosa. Fiquei feliz com o sucesso do evento e agradeço ao Divinews por essa excelente cobertura que proporcionou a quem não participou do evento ter uma ideia desta bela festa gastronomica de Itapecerica. Quem sabe em 2019 eu deixo um pouquinho o Rio apareço para provar essas delicias da feira…

Continua depois da publicidade