Sindicato denuncia tentativa de intimidação de jornalista por vereador em Divinópolis

Publicado por: Redação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público denunciar mais uma tentativa de intimidação da imprensa, dessa vez pelo vereador Edson Sousa (MDB), de Divinópolis, contra a jornalista Pollyana Martins, repórter do jornal Gazeta do Oeste.

O vereador, que em dezembro do ano passado perdeu a compostura, gritou e apontou o dedo contra o nariz da repórter, durante uma entrevista coletiva, em reação a uma simples pergunta, feita com educação e em voz baixa, está agora processando a jornalista por “danos morais” e pede indenização de R$ 10 mil.

Continua depois da publicidade

A atitude do edil divinopolitano seria ridícula se não ocorresse num cenário político nacional no qual as leis vêm sendo subvertidas e os direitos surrupiados por aqueles que têm o dever de os defender e fazer cumprir.

Trata-se de mais um caso de uma nova moda brasileira: um poderoso que tenta calar um jornalista pela via pecuniária.

Ora, se toda vez que um jornalista fizer a um entrevistado uma pergunta que não o agrada tiver de pagar uma indenização, o jornalismo deixará de existir. Jornais, revistas, televisões, rádios e internet poderão encerrar sua produção jornalística e se transformar numa imensa assessoria de imprensa oficial. E os cidadãos passarão a saber não o que interessa saber, mas só o que as autoridades querem divulgar.

Os registros do episódio que Edson Sousa usa contra a repórter estão disponíveis em texto, áudio e vídeo, e constituem um testemunho eloquente de defesa da jornalista – e de acusação ao destemperado vereador. De uma justiça imparcial, Edson Sousa certamente nada obterá, por isso fica a evidente que sua única motivação é intimidar a repórter e seus colegas.

Mas não intimidou nem intimidará, como demonstrou a pronta reação dos jornalistas divinopolitanos, que contam com o apoio incondicional do seu Sindicato.

Pelo bem da ordem democrática, da qual o vereador Edson Sousa é representante, espera-se que ele recupere a razão, recue no pedido de indenização e se retrate diante dos eleitores que representa e da jornalista, que nada mais fez e faz do que exercer sua profissão.

#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rinaldo disse:

    no trecho … ” Trata-se de mais um caso de uma nova moda brasileira: um poderoso que tenta calar um jornalista pela via pecuniária “. Quem é o poderoso, o tal do vereador Edson ?
    Desculpe-me discordar, mas vereador de Divinópolis não tem nada de poderoso. Parem de ficar dando relises desses vereadores. É por isso que eles se acham poderosos

Continua depois da publicidade