Empresa de seguro (MULTIPLICAR) encerra atividades em Divinópolis e dá calote em “segurados”; procon orienta as vítimas

Publicado por: Redação

Segundo informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o Procon Municipal de Divinópolis tomou conhecimento de que Multiplicar Brasil Proteção Automotiva encerrou as suas atividades na filial Divinópolis e também da sua matriz em Contagem. Muitos consumidores estão procurando o Procon Divinópolis para saber mais informações sobre a situação da associação de proteção automotiva, principalmente para fins de desassociação.

A Multiplicar Brasil Proteção Automotiva é um tipo de pessoa jurídica onde os proprietários dos veículos formam uma associação e por meio de um contrato de responsabilidade mútua, todos os participantes são responsáveis pelos carros associados. O risco de cada carro da associação é dividido entre todos os participantes, pois não existe nenhuma instituição responsável por trás e que assegure o pagamento em caso de qualquer incidente.

Continua depois da publicidade

As diferenças entre seguradora e associação de proteção veicular são muitas, mas a principal delas, é que as seguradoras são regulamentadas e fiscalizadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Ministério da Fazenda, que fiscaliza o mercado de seguros. Já as cooperativas de proteção veicular não são regulamentadas por leis e nem são fiscalizadas por nenhum órgão governamental.

“Dessa forma, o Procon recomenda que os consumidores avaliem bem e atentamente todos os riscos na hora de decidir entre a contratação de um seguro através de seguradora oficial ou de proteção veicular através de uma associação para esta finalidade. É importante frisar que em ambos os casos existe relação de consumo, devidamente amparada pelo Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o diretor do Procon, Ulisses Damas Couto.

Quanto ao caso da Multiplicar Brasil Proteção Automotiva, importante dizer que o Procon não possui mecanismos que possibilitem o processamento das reclamações por meio da via administrativa. “Todas as formas de notificações estarão frustradas, uma vez que não é possível contatar ou localizar os responsáveis pelo estabelecimento”, disse.

A Multiplicar, por meio de uma rede social, publicou um comunicado informando o encerramento de suas atividades sendo sua motivação. “O desequilíbrio financeiro derivado do crescente número de sinistros, aliado a uma série de dificuldades operacionais que inviabilizaram o cumprimento dos objetivos da associação. Os associados que, por alguma razão, tenham algum crédito a receber, decorrente de sinistros ou de algum compromisso assumido, nos termos do estatuto e do regulamento da associação, serão atendidos para o planejamento e organização dos pagamentos”, afirmou.

Conforme o comunicado oficial, os associados que tenham alguma pendência com a associação, devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected], pois em até 30 dias será feito o agendamento de atendimento, a fim de promover o planejamento e organização para cumprimento das obrigações pendentes.

Caso não seja resolvida a reclamação mediante contato pelo endereço eletrônico informado pela empresa, o Procon Divinópolis orienta os consumidores para que registrem um boletim de ocorrência, encaminhem sua demanda a Delegacia do Consumidor, faça denúncia no Ministério Público ou procure ainda o Poder Judiciário.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Gostaria de informar como corretora de seguros que a Multiplicar é uma ASSOCIAÇÃO. Por favor não digam que eles são seguradoras e corretores pois não são. Nós corretores trabalhamos dia e noite para prestarmos o melhor tipo de serviço aos nossos clientes

Continua depois da publicidade