Criador do mensalão será preso ou vai continuar solto?

Publicado por: Redação

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deve julgar, nesta terça-feira (24), os embargos infringentes movidos pela defesa do ex-governador do estado, Eduardo Azeredo (PSDB). Em primeira instância, o político foi condenado a 20 anos e dez meses de prisão, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no esquema conhecido como “mensalão mineiro” ou “mensalão tucano”.

Azeredo terá seu destino decidido pelos cinco desembargadores da 5ª Câmara Criminal de Belo Horizonte, a partir das 13h30. Os embargos infringentes a serem enfrentados pela turma pedem a reforma da sentença de 1º instância, proferida pela juíza Melissa Pinheiro Costa Lage Giovanardi, da 9ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, em dezembro de 2015.

Continua depois da publicidade

O caso, porém, guarda uma peculiaridade que permite dois cenários opostos: uma decisão contrária ao réu pode significar o pedido de execução imediata da pena, porém um entendimento favorável pode remeter o auto à primeira instância, o que, por previsão do Código Penal, pode levar à prescrição do caso. Como completa 70 anos em Setembro, Azeredo teria o benefício do artigo 115, que permite a redução do prazo de prescrição de vinte para dez anos, em jurisprudência firmada no STF em 2011. A denúncia, apresentada em 2007, perderia seu efeito antes de um provável novo julgamento.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    quantas pessoas sofreram porque politicos como esse safado meteram a mao no dinheiro publico vidas de criancas idosos e gente com todo tipo de carencia se perderam porque o dinheiro que poderia salvalos foi desviado para o bolso dele para o seu bel prazer

Continua depois da publicidade