Vereador Cleitinho (PPS) cria projeto para consumidor da Copasa pagar só água e não ar que sai da torneira

Publicado por: Redação

Durante a reunião ordinária da Câmara de Divinópolis, desta última terça-feira (17), o vereador Cleitinho Azevedo, apresentou um projeto que tem como objetivo que o consumidor não pague o ar que é injetado nos relógios medidores de consumo, principalmente após uma falha de fornecimento de água –  Inicialmente o projeto do Cleitinho previa que o próprio consumidor comprasse e instalasse o equipamento eliminador de ar, supervisionado ou não pela concessionária. Com o substitutivo do vereador Eduardo Print Junior, ele foi modificado para que somente a Copasa possa instalar o aparelho, e que tal aparelho obrigatoriamente tenha a certificação do Inmetro – Lembrando que é  o próprio consumidor quem arcará com o custo do aparelho redutor de ar na tubulação.

PROJETO DE LEI CM N° 020/2018
Dispõe sobre a instalação de equipamentos
eliminadores de ar nas tubulações do sistema
de água e dá outras providência.

Continua depois da publicidade

O Povo do Município de Divinópolis, por seus representantes legais, aprova e eu,na qualidade de Prefeito Municipal, em seu nome sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º – Ficam todos os consumidores do serviço público de abastecimento de água e tratamento de esgoto no âmbito do município de Divinópolis autorizados a instalar nos hidrômetros dos edifícios que ocupam equipamentos eliminadores de ar na tubulação que antecede aos equipamentos de medição de consumo instalados nos imóveis.

§ 1º – Caso tenha interesse em fiscalizar a instalação destes equipamentos, a concessionária dos serviços públicos mencionados deverá operacionalizar o acompanhamento das instalações em conjunto com o Poder Público Municipal, sendo que, neste caso, não poderão transcorrer mais de 15 (quinze) dias entre a solicitação do consumidor e a execução do serviço, sob pena de ficar autorizada a instalação desacompanhada, sem que possam recair quaisquer ônus ou responsabilidades ao ordenador do serviço.

§ 2º – As despesas decorrentes da aquisição e da instalação do equipamento eliminador de ar
correrão por conta do interessado.

Art. 2º – O Poder Executivo regulamentará esta Lei em até 30 (trinta) dias corridos contados
na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Apesar de não haver um valor devidamente auferido e estatisticamente comprovado, é de fácil evidência os prejuízos notadamente causados aos usuários do serviço de abastecimento de água distribuída pelas empresas concessionárias, vez que os consumidores tem pago por ar como se água fosse.

A água, fornecida pelas concessionárias, é distribuída sob pressão nas redes de abastecimento. Então, como a água é bombeada por ar, é comum e perfeitamente compreensível a presença de ar, em conjunto com a água, dentro das tubulações. O que não podemos aceitar é o fato de que o consumidor pague por este ar como se água fosse e no preço desta, uma vez que o ar representa, pelo menos, cerca de 20% a 30% do consumo cobrado pelas distribuidoras.
Ademais, na falta de fornecimento de água, quando há normalização a água empurra o ar que fica na tubulação para os pontos de saída da rede. Quando a caixa d’água está cheia, o ar não se movimenta na tubulação, pois entra por ventosas que ficam na parte mais alta da rede, chegando aos canos menores com menos força e sem condições de ativar o hidrômetro.

Não obstante, muitas têm sido as reclamações de consumidores, registradas pelo PROCON. Há casos em que o Poder Judiciário precisa intervir para garantir ao consumidor, os seus direitos.

Assim, justifico o presente Projeto de Lei e conto com o apoio dos nobres pares, no sentido
de aprovar tão urgente e importante Lei.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. povo 2 disse:

    poblema e outros 16 vereadores

  2. Anônimo disse:

    Você não entendi nada né, o ar vem primeiro e depois a água, se não sabem o porque a COPASA vira e mexe paralisa a distribuição de água na cidade, para encher os tubos de AR e depois fazer circular no seu hidrômetro o AR primeiro girando assim seu medidor numa velocidade mais do que o “TREM BALA”.
    Tem que obrigar a COPASA por este redutor urgente.

  3. Anônimo disse:

    Obrigado Cleitinho por tudo que está fazendo por nós divinopolitanos o meu voto com certeza é seu 👏👏👏👏😃

  4. anonimo disse:

    a foto ficou boa

  5. Anônimo disse:

    PARABÉNS CLEITINHO POR SUA CORAGEM E INTELIGÊNCIA, MAS VOCÊ ACHA QUE A COPASA VAI DEIXAR MEXER NOS “HIDRÔMETROS DA FRAUDE” QUE POR ELA É FABRICADO DAS NOSSAS RESIDÊNCIAS??

    E NUNCA O “INMETRO” VAI APROVAR ESTE REDUTOR DE AR, VOCÊ SABE PORQUE, A CORRUPÇÃO NÃO DEIXARÁ, ABRE O OLHO COM ESTE TAL DE “INMETRO”.

    SERÁ MAIS UM PROJETO APROVADO QUE NUNCA VAI SAIR DO PAPEL, COMO VÁRIOS OUTROS TAIS COMO:
    LIMPEZA DOS LOTES, ATENDIMENTO PRIORITÁRIO DE IDOSOS, CADEIRANTES E DEFICIENTES FÍSICOS, DENTRE MUITOS JÁ APROVADOS.

    A CORRUPÇÃO NUNCA IRÁ ACABAR NOS ORGÃOS PÚBLICOS, OS PARTIDOS NÃO DEIXAM, É IGUAL UMA CADEIA ESTE TAL DE PARTIDO.

  6. José Carlos disse:

    Deviam no mínimo solicitar acessória técnica de um engenheiro, para redigir esse projeto.
    Dentre inúmeras imbecilidades ali redigidas, está a descrição de que o ar vem junto com a água e os dois são bombeados.
    Nunca vi tanta idiciotice e besteiras redigidos num só documento público.

  7. ALEXANDRE disse:

    TA VENDO É POR ISTO E POR OUTRAS QUE MEU VOTO PARA PREFEITO É SEU!!!!

Continua depois da publicidade