Procon de Divinópolis orienta consumidor sobre cobranças abusivas

Publicado por: Redação

O Procon Municipal orienta os consumidores sobre cobranças abusivas. Em lanchonetes e pizzarias, por exemplo, quando o consumidor pede pizza de dois sabores, alguns estabelecimentos costumam cobrar pelo valor do sabor mais caro, mesmo que a outra metade custe menos.

De acordo com o Procon, pizza com dois sabores não pode ser cobrada pelo preço da mais cara – a cobrança é abusiva e configura vantagem excessiva sobre o consumidor. “O correto é a cobrança da metade do preço do sabor mais barato, acrescido da metade do valor do sabor mais caro”, orienta o órgão.

Continua depois da publicidade

Quando o estabelecimento cobra o valor do sabor mais caro, o Procon Municipal entende que a cobrança nesse caso é abusiva. “E fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 39, inciso V, ao exigir do consumidor vantagem manifestadamente excessiva. A regra é válida em todo território nacional uma vez que o CDC é uma lei federal”.

Caso o consumidor depare com essa abusividade, deve denunciá-la ao Procon. O órgão funciona das 12 às 17 horas, na Rua Pernambuco, 60, 9° andar, Centro. O atendimento é exclusivamente presencial.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Não é roubo mesmo

  2. Marilia Campos disse:

    Tem um barzinho na Av. Antonio Olimpio de Morais, num predio, que não fixa na parede os valores dos produtos que vende. Um dia o suco é 4,50 no outro dia 6,00 Será que isso é só quando o patrão não está no estabelecimento?

Continua depois da publicidade