TRAGÉDIA NA SAÚDE: Bebês estão morrendo por falta de atendimento em UTI NEONATAL na Região e em todo Estado de Minas

Publicado por: Redação

Os problemas financeiros que o Sofia Feldman, o maior hospital maternidade do país, em número de partos, localizado em Belo Horizonte, e que atende cem por cento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), vem atravessando, com um déficit mensal de R$ 1,5 milhão por mês, de um gasto também mensal de R$ 6,5 milhões, e com isso teve que fechar várias Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI-NEONATAL), afetou diretamente todo Estado, com sérias consequências para a Região Centro-Oeste, que através da Central de Regulação, enviava muitos casos de alto riscos para o Feldman – O drama da região, segundo informações de fonte,  começa em Formiga, onde existem 17 leitos de UTI NEONATAL prontos, e nenhum bebê é atendido,  isso por que a Santa Casa de Misericórdia não tem dinheiro para pagar a equipe médica – Em Itaúna o problema se repete, por que existem 10 leitos que foram montados e nunca atendeu um único recém-nascido também por falta de dinheiro. Pará de Minas é outro caso, com outros 5 leitos, que estão parados – Já em Divinópolis, segundo informações diretas da superintendente do hospital, Elis Regina, existem 6 leitos disponíveis para o atendimento ao SUS, com uma taxa de ocupação de 78% – E o exemplo deste caos da saúde, ocorreu nesta quinta-feira (22), ainda na parte da manhã, quando o Divinews tomou conhecimento presencial de um caso, em que um bebê de Córrego Dantas, que nasceu na noite anterior, ou seja, na quarta-feira (21), estava entubado e até as 10 horas de quinta (22) não tinha conseguido ainda vaga em nenhum hospital da Macro Região, pela inexistência de vaga – Que a situação da saúde em todo país é caótica não é novidade, assim como acontece também há algum tempo em Minas, não é ponto negativo somente do Governador Fernando Pimentel, vem de longa data de outros governadores, porém o que se esperava de um governo socialista como é o caso do gestor petista, é que o problema fosse amenizado, e não potencializado da forma que está ocorrendo. Um verdadeiro caos no repasse de recursos para os prefeitos gerirem seus municípios – Na verdade, todo o processo de busca de vaga é automático, com a utilização de  um programa de computador, para os mais novos entenderem, seria gerenciar a vida e a morte através de um aplicativo, em que as crianças, e outros pacientes são apenas números. Se morrer, morreu! Foi só um número cadastrado no SUSFÁCIL de Minas. Os burocratas estão em suas mesas de terno e gravatas, à quilômetros daquele número, nem sabe que ele existe. A dor é só dos país e da familia.  

 

Continua depois da publicidade

Fontes da área médica que confirmaram os casos de mortes de bebês. Porém, por motivos óbvios de retaliações não querem ser identificadas.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade