Polo da Moda de Divinópolis é aprovado em 1º turno na Assembleia Legislativa (ALMG)

Publicado por: Redação

O Projeto de Lei (PL) 4.636/17, que institui o Polo da Moda de Divinópolis, de autoria do deputado Fábio Avelar (Avante), foi aprovado em 1º turno, pela Assembleia de Minas, nesta segunda-feira (18/12). Desde sua apresentação, a matéria tramitou nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Desenvolvimento Econômico (CDE) onde recebeu emendas, visando aperfeiçoar o texto.  Uma das modificações suprimiu medida que poderia criar dificuldade na tramitação da matéria. A outra conferiu maior abrangência à denominação do polo, que passa a ser o “Polo da Moda e Confecção de Divinópolis”. O Projeto de Lei deverá voltar em plenário, para análise em 2º Turno, no primeiro semestre de 2018.

De acordo com a iniciativa, integrarão o polo os municípios de Aguanil, Araújos, Arcos, Campo Belo, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajurú, Carmópolis de Minas, Cristais, Divinópolis, Igaratinga, Itaúna, Itapecerica, Nova Serrana, Oliveira, Pains, Perdigão, São Sebastião do Oeste, Pedra do Indaiá, sendo Divinópolis o município-sede do polo. São objetivos da institucionalização o fortalecimento da cadeia produtiva do setor Têxtil na região Centro-Oeste de Minas; o incentivo à produção e comercialização de vestuário; a promoção do desenvolvimento e a divulgação de tecnologias aplicáveis a esse setor industrial; a contribuição para a geração de empregos e para o aumento da renda, principalmente, mediante ações voltadas para o setor, observando-se os princípios do desenvolvimento sustentável.

Continua depois da publicidade

Ações esperadas do governo

O PL que cria o Polo da Moda e Confecção de Divinópolis, prevê ações por parte do governo, entre elas a promoção ao desenvolvimento e a divulgação de novas técnicas na confecção; a destinação de recursos específicos para o desenvolvimento e a pesquisa de novas técnicas para o aprimoramento das fábricas locais; o desenvolvimento de ações de capacitação profissional para técnicos, inclusive quanto aos aspectos gerenciais e de comercialização; a criação de mecanismos que propiciem tratamento tributário diferenciado para fomentar a produção Têxtil; a implantação de um sistema de informação de mercado, interligando entidades públicas, empresas, cooperativas e associações de produtores, com vistas a subsidiar o processo de tomada de decisão dos agentes envolvidos no negócio e finalmente a criação, nas instituições bancárias oficiais, de linhas de crédito especiais para subsidiar as atividades industriais.

Deputado Fábio Avelar comemora aprovação

O deputado Fábio Avelar comemorou a aprovação da iniciativa pela Assembleia. “Finalizando o ano de 2017, temos a satisfação em ver este projeto de minha autoria sendo aprovado na Assembleia. Importante lembrar que este projeto conta com a parceria de diretores, lideranças e empresários do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) e da Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (ACID). É motivo de muito orgulho poder contribuir com o desenvolvimento econômico de Divinópolis e demais cidades do Oeste de Minas. Temos urgência em canalizar incentivos ao setor confeccionista do Centro-Oeste de Minas, garantindo a geração de empregos e, consequentemente, renda para as famílias de Divinópolis e nas cidades que compõem o polo da moda”, disse o parlamentar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. marcos disse:

    ESSE SINVESD ESTÁ MOSTRANDO QUE A RENOVACAO E NECESSÁRIA PARABENS AO PRESIDENTE MARCELO RIBEIRO QUE VEM SE DESTACANDO COMO UMA NOVA LIDRRANCA EM DIVINÓPOLIS

  2. Marilia Campos disse:

    Tem que melhorar o atendimento nos lugares dessa cidade. Estive no Supermercado Rena, na Rua 21 de abril, hoje 19.12 e fui no caixa rápido. Nunca vi a moça que estava no caixa. Ela começou a me atender e me disse que minha cara estava parecendo não sei o que. Que quando ela é boa ela é boa, mas quando é má é péssima. Olhei para traz pra ver com quem ela tava falando, mas não tinha ninguem. Acho que ela tem complexo de gordura ou algum problema mental, porque nunca conversei com essa moça. Péssimo atendimento.

Continua depois da publicidade