Membros da Nascentes Bela Vista depõem na CPI da Copasa; segunda-feira (11) é a vez do ex-prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo (PSDB)

Publicado por: Redação

Os Vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a prestação de serviços e o cumprimento do contrato da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no município de Divinópolis, ouviram na noite desta segunda-feira (4) o depoimento dos membros da Associação Nascentes do Bela Vista (ANBV).

 

Continua depois da publicidade

Estiveram presentes o Presidente da ANBV – Darli Salvador, a Secretaria Executiva – Veramar Camilo Souza e o Consultor Jurídico da ANBV – Cleiton Assis – O Presidente da CPI – Vereador Sargento Elton iniciou a sessão concedendo aos membros da Associação o direito de fazer a leitura de um documento que pontuou todas as insatisfações dos membros da ANBV com relação a atual situação da Copasa em Divinópolis.

 

Em seguida foi iniciada a rodada de perguntas dos membros da CPI, e uma das primeiras indagações foi com relação ao índice de satisfação que a Associação tem diante das ações ambientais realizadas pela Companhia de Saneamento em Divinópolis. De pronto Cleiton Assis relatou que a empresa Copasa está trazendo inúmeros prejuízos ambientais para a cidade. “Esta CPI já apontou aqui anteriormente que a Copasa não tem os licenciamentos ambientais devidos para o fornecimento e abastecimento de água no município”, disse Cleiton Assis. E frisou também sobre as cidades da região que entraram com ações contra a Copasa, e neste sentido o município de Divinópolis não deve ficar atrás, considerando os deveres e obrigações ambientais da Companhia que só investiu 1,5% do que é previsto na Lei.

 

O segundo a ser questionado pelos Vereadores foi o Presidente da ANBV – Darli Salvador que pontuou para os edis as questões das falhas no recolhimento dos dejetos, além dos pontos de amostragem colhidos pela empresa e que a população também não tem conhecimento sobre a qualidade da água que ingerem e que se contaminada pode acarretar em diversas doenças. “Vejo a Copasa hoje como agente poluidora em nossa cidade!”, frisou Darli Salvador em seu depoimento.

 

O Vereador Zé Luiz da Farmácia questionou se a associação já sentou com a Copasa para firmar alguma parceria ambiental e se a empresa está fazendo algum tipo de preservação na cidade? Em resposta Darli Salvador afirmou que a associação nunca teve nenhum tipo de parceria com a Copasa e que não tem conhecimento de nenhum trabalho ambiental realizado pela Copasa, que não seja a distribuição de panfletos e mudas de árvores. “Todo o trabalho educacional que a Nascentes Bela Vista realiza é voluntariado nas escolas. E o ato da Copasa distribuir mudas não pode ser considerado como preservação, principalmente no quesito de conservar matas ciliares, lençóis freáticos e nascentes de água”, respondeu.

 

Já como cidadão divinopolitano Cleiton Assis acredita que o contrato assinado com a Copasa, é fadado a ser falho na efetivação e cumprimento da empresa.

 

O Vereador Roger Viegas questionou sobre a propaganda da Copasa ser considerada pelos membros da ANBV como “enganosa”, o presidente Darli respondeu que as mídias veiculadas na Tv, rádio e panfletos da Copasa prometem ao cidadão uma qualidade de serviço que não é realizado. “Outra forma de propaganda enganosa é a cobrança de uma taxa de esgoto sendo que não temos nenhum esgoto tratado na cidade”, finalizou Darli Salvador.

 

A próxima sessão de depoimentos marcada pelos membros da CPI será nesta quarta-feira (6) a partir das 13 horas com o depoimento do Prefeito de Bom Despacho Fernando José Castro Cabral (PPS) que conseguiu romper o contrato com a Copasa e o município assumiu o serviço de água e esgoto na cidade.

 

 

AS PRÓXIMAS OITIVAS


Segunda-feira

Dia 11/12 – Depoimento (Ex-prefeito de Divinópolis) Vladimir de Faria Azevedo – 14hs – Plenário da Câmara

 

Quarta-feira

Dia 13/12 – Depoimento (Prefeito de Divinópolis) Galileu Teixeira Machado e Sra. Flávia Maria Mourão – 14hs – Plenário da Câmara

 

Sexta-feira

Dia 15/12 – Depoimento (Superintendente de Operações no Centro Oeste) João Martins Resende Neto – 13hs – Plenário da Câmara.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Pelo menos os ratos de esgoto já estamos livre se mandaram para a …………….pariu.

  2. Adriano Henrique Oliveira disse:

    Vamos ver o que esse elemento chamado Vladimir vai aprontar, pois ele é o pai desse descaso da COPASA com a população de Divinópolis esse🐀🐀🐀🐀 de esgoto Deus nós livre desse Vladimir .

  3. Anônimo disse:

    Prestem, atenção nesse elemento chamado Vladimir alguma ele vai aprontar, Esse 🐀🐀🐀🐀 de esgoto. Esse verme acabou com Divinópolis, que Deus nos livre dele.

  4. anonimo disse:

    esse eu quero ver

Continua depois da publicidade