“Fora, Globo” vai crescer, diz especialista da Universidade de São Paulo

Publicado por: Redação

Uma das primeiras intelectuais do país a condenar a formação de um organismo oficial de monitoramento de “fake news” na internet, que poderá ser feito pelo TSE com auxílio da Polícia Federal e de serviços de inteligência das Forças Armadas, a professora Maria Aparecida de Aquino lembra em entrevista ao TV 247: “a Constituição proíbe a censura. Nós estaremos sendo inconstitucionais se trouxermos esse monstro de volta”.

Historiadora e professora Universidade de São Paulo, com uma tese de mestrado sobre a censura à imprensa durante o regime militar, Maria Aparecida de Aquino lembra que, com o argumento de se evitar a divulgação de “fake news” num ano eleitoral você “puxa um fio que não acaba mais”.

Continua depois da publicidade

Para lembrar o caráter nebuloso do conceito de fake news, a professora recorda as “pedaladas fiscais”, empregadas pelos adversários de Dilma Rousseff para justificar o golpe de Estado que a retirou do Planalto sem crime de responsabilidade. Também menciona a absurda carta que, ainda vice, Michel Temer divulgou em dezembro de 2015, queixando-se do lugar “decorativo” a que fora relegado no governo, enquanto participava ativamente da “trama” que urdia a queda da presidente. “Sem dúvida aquilo era fake news”, diz.

Dizendo que “a partir do impeachment ilegal, ilegítimo, da presidente Dilma Rousseff, nós passamos a viver um quê de horror”, a professora se diz convencida de que o debate sobre possível monitoramento de notícias em 2018 ocorre num contexto preciso. “O Estado Democrático de Direito praticamente não existe mais no país. A cada dia vemos um fechamento maior. É assustador”‘.

Fazendo um balanço das reformas impostas depois da chegada de Temer ao Planalto, a professora diz: “Na história republicana nunca perdemos tanto como estamos perdendo agora”

Como pesquisadora, Maria Aparecida de Aquino fez uma apuração particular sobre o Estado de S. Paulo, o jornal que funcionou como o principal braço civil do golpe de 64 — para enfrentar, na década seguinte, um longo período de censura prévia, com censor instalado nas redações. Isso ocorreu depois que jornal publicou o furo (não era fake news), informando que o general Ernesto Geisel iria suceder Emílio Médici na presidência da República.

No depoimento, ela recorda a tragédia imensa que a censura produziu Conta que notícias graves de caráter político eram proibidas de modo sistemático mas registra que o momento máximo ocorreu em 1974, quando se tentava esconder a existência de uma epidemia de meningite na cidade de São Paulo. Lembrando que a censura é sempre um erro grave, ela assinala: “Uma coisa é você censurar uma notícia sobre uma pessoa. Outra coisa é esconder um surto de meningite.”

Mesmo criticando a linha editorial conservadora do jornal, a professora reconhece a postura exibida na denúncia da censura. Mas, examinando o que veio depois, assinala que o Estadão não escapou a seu destino de quem apoiou o golpe: “a vingança veio a cavalo”. Para ela, o veículo perdeu a força original. É “como se fosse o fantasma da existência.”

Atualizando o debate de 1964 para o golpe de 2016, no qual a Globo cumpriu o papel de articular a mídia para derrubar Dilma, ela acredita que o mesmo processo está em curso. Isso porque a Globo “apostou no cavalo errado. Como é que você pode ser a favor de acabar com as liberdades das pessoas? Acabar com as conquistas sociais. Vai pagar um preço muito alto. A história do ‘povo não é bobo abaixo a Rede Globo vai voltar multiplicado”‘.

 

Brasil 247

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Jean disse:

    Último site aí é muito confiável, vcs apenas estão postando isso pq eles estão cobrando valor X por bilhete, assim gerando lucros para eles lógico eles tem que ganhar a parte deles por irem até as loterias fazerem as aposta, site já me pagou muit bem, além do mais não precisa fazer 30$ em aposta de uma só vez igual o site oficial da caixa !!!

Continua depois da publicidade