TRAGÉDIA ANUNCIADA EM DIVINÓPOLIS: autoridades e empresários omissos no sério caso do Lixo Hospitalar

Publicado por: Redação

O caso do lixo hospitalar, que foi discutido em uma Audiência Pública na Câmara de Divinópolis na noite desta última segunda (30), armazenado em um galpão em Divinópolis de forma irregular, e que não pertence ao município e sim de outras cidades, que contem pedaços de seres humanos, e conforme laudo do Ministério Público, de que está contaminando o lençol freático. Como foi dito pelo radialista Silvio França, tem todas as nuances da tragédia que ocorreu em 1987 em Goiânia, envolvendo o sumiço do césio 137, quando dois catadores de lixo entraram em um prédio abandonado e furtaram uma máquina de radioterapia que estava acoplada a uma capsula de chumbo que tinha o elemento radioativo Césio-137, que resultou em 628 vítimas contaminadas e algumas mortes – A similaridade de Divinópolis, com Goiânia começa quando a advogada Juliana Liduário conta que três caixas d´água do galpão do lixo hospitalar que estavam no local, foram furtadas. 

A revelação do furto foi feita anteriormente por Juliana Liduário, advogada dos proprietários do imóvel, em entrevista para o Divinews, e reforçada durante a Audiência Pública, e ninguém sabe do paradeiro do material furtado. Quem cometeu o furto e quem tiver contato com esse objeto pode estar correndo risco de saúde.

Continua depois da publicidade

O presidente da Audiência Pública, vereador Delano Santiago, afirmou que nesta terça-feira serão apresentados oito pontos de caráter deliberativo como encaminhamento. O 1º ponto será notificar a Prefeitura, que terá 10 dias uteis para retirar o lixo, o 2º ponto também importante, é dar publicidade as três caixas d´água que foram roubadas, que segundo ele está cheia de hepatite A, hepatite B, entre outros contaminantes, e diz que é preciso encontrar tais caixas o mais breve possível – Um outro item, para encaminhamento foi a deliberação da existência de um vigia/24 horas, para tomar conta do local, impedindo que qualquer pessoa entre no local, até que o lixo seja completamente retirado – Um dos itens mais importante, conforme o vereador Delano, é que as prefeituras dos municípios que despejaram lixo hospitalar em Divinópolis – Uma providencia que será tomada, será a notificação das autoridades que não compareceram.

A advogada Juliana Liduário enalteceu as presenças do o vice-prefeito Rinaldo Valério e da delegada de Policia Civil, Adriene Lopes, porém sentiu falta do promotor ambiental, que não compareceu, e o  Juiz da Vara de Fazenda Publica, Núbio de Oliveira Parreiras, por que tais pessoas poderiam somar e muito na solução do problema, porém vai aguardar os encaminhamentos propostos pela Câmara. Finalizou lamentando a ausência da população que não compareceu.

Já o vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério afirmou que o município além de não ter condições de arcar com os custos da remoção do lixo hospitalar tem que esperar a decisão da Justiça, já que o processo está sub judice. Quer também que os municípios das cidades que depositaram o lixo hospitalar em Divinópolis, arquem com os custos de sua remoção.

Já o vereador Edsom Sousa, como matéria já publicada pelo Divinews, diante de informações truncadas de quem de fato era o proprietário da empresa, ECO VIDA, que antecedeu a FELIPE A. SIQUEIRA TRATAMENTO DE RESIDUOS, e o paradeiro de tais empresas e empresários.

Para entender melhor, leia também:

LIXO HOSPITALAR, com restos humanos, pedaços de braços e pernas jogados em galpão, aguarda retirada da Prefeitura de #Divinópolis; cilindro de gás pode explodir

 

CASO DO LIXO HOSPITALAR: advogada se diz indignada diante da morosidade do Judiciário; e saber que a Prefeitura gastou cifras absurdas com propaganda

 

LIXO HOSPITALAR TÓXICO armazenado em galpão não é dos hospitais de Divinópolis, e sim de outras cidades

 

Delegado Leonardo Pio recebe denúncia feita pela vereadora Janete sobre lixo hospitalar em Divinópolis; edil propõe oitiva de ex-prefeito e ex-secretário

 

Delano Santiago (PMDB) quer AUDIÊNCIA PÚBLICA para investigar lixo hospitalar com pedaços de membros humanos em galpão em Divinópolis

 

Pericia requerida pelo MP constata que lixo hospitalar de outras cidades, com partes do corpo humano contamina águas de Divinópolis

 

Vereador alerta para perigo do LIXO HOSPITALAR armazenado em #Divinópolis; conclama população e autoridades a participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA nesta segunda-feira (30)

 

LAVA JATO DE DIVINÓPOLIS: Vereador Edsom Souza diz que LIXO HOSPITALAR é uma bomba e propôs instaurar CPI

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade