TUDO ARMADO, JUNTO E MISTURADO. JOGO DE CENA: com críticas ao MP, PF e Judiciário, Bonifácio de Andrade rejeita 2ª denúncia contra Temer

Publicado por: Redação

Todos, literalmente todos, principalmente a adjetivada como grande mídia, já sabiam que o deputado mineiro tucano Bonifácio de Andrada, com base eleitoral em Barbacena, pediria o arquivamento da segunda denúncia contra Temer. O resto, é jogo de cena. A cara de surpresa e a perplexidade é para inglês ver. Andrade é unha e carne com Aécio Neves, o que mais poderia esperar – O deputado mineiro, segundo a Folha, fez um relatório mise-em-scéne de pouco mais de 30 páginas com “fortes críticas ao Ministério Público, à Policia Federal e ao Judiciário”. O documento foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, primeiro passo da tramitação. E segue a matéria da Folha, dizendo que logo ao desembarcar na Câmara, ele foi recebido por deputados aliados de Temer e pelo tucano Paulo Abi-Ackel (MG), autor do relatório favorável ao presidente durante a tramitação da primeira denúncia.

“O senhor vai dar um show, vai honrar a política mineira”, disse Abi-Ackel a Andrada na entrada da Câmara.

Continua depois da publicidade

Essa é a segunda denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra Temer, que é acusado de chefiar uma quadrilha que desviou quase R$ 600 milhões de vários órgãos públicos, além de tentar obstruir as investigações.

Na primeira, em que era acusado de corrupção passiva, a Câmara também barrou a tramitação, em agosto, por 263 votos a 227.

Pela Constituição, é preciso o voto de pelo menos 342 dos 513 deputados para que o Supremo Tribunal Federal seja autorizado a analisar o caso. Se isso não ocorrer, a denúncia é congelada até o fim do mandato de Temer, em dezembro do ano que vem.

CAMORRA

No início a leitura do seu voto, Andrada não citou as acusações especificamente, mas fez fortes críticas ao Ministério Público, afirmando que ele “comanda” a Polícia Federal, “mancomunado com o Judiciário”, causando um desequilíbrio entre os Poderes e se tornando um “novo poder”.

Para o tucano, o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal têm tido um poder exacerbado, eivado de abusos, em detrimento do Legislativo e do Executivo.

“A Polícia Federal, atuando à mercê do Ministério Público, compactuada com setores do Judiciário, às vezes tomando posições exageradas e mesmo exóticas, chega ao ponto de fiscalizar a Presidência da República, seus ministros de Estado e outros órgãos de destaque institucional. (…) A Presidência da República e os ministérios ficam bem enfraquecidos e fragilizados institucionalmente nas respectivas competências. Basta verificar que nestes autos a Presidência não é tratada com a devida reverência que o cargo requer.”

Para o relator, juízes, procuradores e policiais federais usam desse poder para vilipendiar a imagem de investigados.

“Não é possível que alguns juízes permitam e venham a apoiar o Ministério Público e a Polícia Federal para que, em público, atinjam cidadãos, já arrasados pelas decisões judiciais e os exponham a uma situação de envergonhamento público, com reflexos não só no futuro dos mesmos, como também de seus familiares, de uma forma tão exagerada e escandalosa.”

Ao se referir à acusação em si, o tucano diz que o ex-chefe do Ministério Público Rodrigo Janot tentou descrever Temer como o “capo [chefe da máfia], o dirigente da Cosa Nostra, da Camorra [organizações criminosas italianas]”. Mas, segundo Andrada, as acusações são vagas e não encontram respaldo na jurisprudência.

Assim como na ocasião da primeira denúncia contra Temer, Andrada condenou o fato de Joesley Batista ter gravado o presidente em uma conversano porão do Palácio do Jaburu. “Não é justo aceitarmos que um homem, aproveitando-se de seu destaque na vida econômica do país, use de amizades de terceiros para chegar ao presidente da República, com a finalidade de incentivar afirmações comprometedoras, para gravá-las e depois obter vantagens com esta atitude criminosa contra o mais alto mandatário do país. Este fato, sim, deveria resultar em um processo criminal contra este delator.”

Ao fim, o relator acusou o Ministério Público de tentar criminalizar a política e afirmou que eventual afastamento de Temer representaria “uma crise de altas proporções para o povo brasileiro e para desenvolvimento de nossas instituições, tudo isso em decorrência de uma denúncia claramente duvidosa.”

Após o tucano ler integralmente seu voto, os advogados de Temer, Padilha e Moreira se manifestaram, também com ataques ao Ministério Público. Já houve pedido de vista do parecer, o que empurrará a votação na CCJ para a semana que vem. O governo espera repetir placar similar ao da primeira denúncia, quando um relatório pró-Temer foi aprovado por 41 votos a 24 na comissão.

TROCA-TROCA

A base de Temer realizou nos últimos meses dezenas de trocas na CCJ para assegurar a vitória. A última foi no PSD. Expedito Netto (RO), que votou contra Temer na primeira denúncia, fará uma viagem oficial e será substituído, possivelmente por um governista.

A votação em plenário deve ocorrer na semana do dia 25.

No Planalto, o relatório foi recebido como sendo ainda melhor do que o esperado pelo governo. Segundo auxiliares do presidente, o texto apresentado por Andrada é “consistente, forte e político”.

Agora, o governo tenta minimizar a expectativa de que conseguirá menos votos para passar o relatório, afirmando que o resultado se deve a um menor esforço empregado pelo presidente –apesar da maratona de reuniões com parlamentares que têm acontecido nas últimas semanas.

Eles afirmam que na denúncia anterior, pelo fato de o primeiro relatório ser favorável ao prosseguimento, o governo trabalhou mais pela sua rejeição e conseguiu mais votos. Dizem também que no plenário, a diferença de votos não será relevante, apesar da insatisfação demonstrada por setores do centrão, e a sinalização de alguns parlamentares da base de que não votarão com o governo.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos Silva disse:

    Bom dia. São nomes que não pode se esquecer nas próximas eleições. Devem ser estampados em toda mídia a cara de todos eles que estão comungando com a corrupção no país. É uma vergonha para nós mineiros , termos pessoas na câmara e no senado dessa tirpe. Mas 2018 está aí e vamos na OPERAÇÃO LAVA VOTO, LAVA CORRUPTOS, LAVA POLÍTICOS CORRUPTORES,…, FORA TODOS QUE ESTÃO A FAVOR DE TEMER.

Continua depois da publicidade