Vice-Prefeito de Divinópolis explica situação da UPA ao vice-Governador de Minas

Publicado por: Redação

O vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, se reuniu com o vice-governador de Minas, Antônio Andrade, para cobrar o repasse de recurso do Estado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. Rinaldo cobrou no início desta semana o atraso de 13 meses no envio dos R$ 125 mil mensais – De acordo com o vice-prefeito, os valores são necessários para manter o funcionamento da UPA.

“Explicamos ao vice-governador que esse montante seria suficiente para saldar os atrasados existentes hoje com a organização social que gere a UPA”, frisou o vice-prefeito.

Continua depois da publicidade

De acordo com Rinaldo Valério, o vice-governador acionou imediatamente o secretário de Estado da Saúde para tratar do assunto. “Porém, o secretário está de licença médica por causa de um procedimento cirúrgico. Por isso, marcamos um encontro para 16 de outubro, em Belo Horizonte”, informou.

Rinaldo Valério destacou a dificuldade enfrentada pelo município.

“Mostramos ao Governo do Estado a situação de dificuldade que enfrentamos e que a maior parte destes problemas é causada pelo próprio Estado. Além do repasse da UPA, queremos mostrar ao governo mineiro a necessidade de uma atuação junto aos reguladores do serviço de encaminhamento e internação”, explicou Rinaldo Valério.

Segundo ele, muitas cidades estão com seus hospitais com capacidade ociosa, enquanto a UPA de Divinópolis está sobrecarregada. “Casos mais simples poderiam ser atendidos nestes locais. Além de aumentar o número de usuários, eleva o custo da unidade”, disse.

Durante o encontro com o vice-governador, Rinaldo Valério relatou todas as ações que estão sendo feitas pela Administração Municipal, entre as quais, o Mutirão de Catarata e os investimentos na distribuição de medicamentos. “Quando assumimos, havia estoque de apenas 20% dos medicamentos previstos para a farmacinha. Hoje, invertemos esse dado: faltam apenas 20% dos medicamentos previstos, e isso porque algumas distribuidoras que venceram a licitação para o fornecimento não entregaram o pedido”, justificou.

Segundo Rinaldo Valério, a experiência adquirida ao longo de 36 anos de SUS ajuda a entender melhor o funcionamento do sistema. “Desde que me formei na UFMG, uma das melhores escolas de medicina do Brasil, isso há 36 anos, atuo no SUS. Somente na UPA (antigo pronto-socorro) são 30 anos de trabalho. Aliás, quando optei também pela vida pública, fiz questão de buscar uma especialização em Saúde Pública justamente para buscar mais preparo”, destacou.

O vice-prefeito aposta no encontro com o secretário de Saúde nos próximos dias. “Sabemos das dificuldades, mas estamos buscando soluções. A saúde é uma das prioridades desse nosso governo. Mas não podemos ser demagogos. Sabemos das dificuldades, principalmente aquelas enfrentadas pelos cidadãos mais carentes. Sabemos que há muito que melhorar. E estamos buscando condições para isso. Por isso acreditamos muito na reunião com o Secretário de Estado da Saúde no próximo dia 16”, disse.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade