“Não deixe seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso” tema que celebra o Dia do Portador de marca-passo em #Divinópolis

Publicado por: Redação

Com o tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso”, médicos e profissionais da área de saúde vão orientar como medir a frequência cardíaca de forma bastante simples: pela medição dos batimentos no pulso – Em Divinópolis, a comemoração dessa data será no Hospital São João de Deus. Coordenado pelo Médico Cardiologista e Arritmologista, Dr. Daniel Soares Sousa, alunos da Escola de Enfermagem São João de Deus e profissionais da área, distribuirão cartilhas com explicações sobre os principais dispositivos eletrônicos cardíacos implantáveis, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios e orientações para a prática de esportes e atividades diárias. Entre as principais dúvidas serão esclarecidas possíveis interferências de outros aparelhos eletrônicos como: microondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética para o funcionamento do aparelho e ainda se é permitida a prática de atividade física para seus portadores.

Durante a manhã do dia 26, também serão exibidos vídeos sobre a cirurgia de marca-passo, como ela é feita, a sua simplicidade e o benefício para o paciente. De acordo com o médico Cardiologista e Arritmologista do HSJD, Dr. Daniel Soares Sousa, a intenção é atingir toda a população que circula pelo hospital, tanto os profissionais da área de saúde, acompanhantes e pacientes. “As principais atividades serão direcionadas para medir a pressão, ensinar a população como aferir o pulso cardíaco através do pulso radial, orientá-las sobre os mitos que tem em relação ao marca-passo e o que o paciente portador do aparelho pode ou não pode fazer”, explica.

Continua depois da publicidade

A cidade de Divinópolis foi selecionada para realizar as atividades devido à presença constante da equipe de marca-passo no Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial – DECA. “Devido a essa presença nas reuniões do DECA, nós fomos contemplados e somos uma das sedes nacionais dessa campanha. Além claro, do Hospital São João de Deus ser uma instituição precursora na estimulação cardíaca, que realizou o primeiro implante de marca-passo da região e também por ser o único hospital que atende SUS na cidade. Então, por estes motivos, nós optamos por fazer a campanha aqui dentro do hospital”, justifica Dr. Daniel.

Segundo a ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, as arritmias são caracterizadas por batimentos lentificados, acelerados ou falhas nos batimentos cardíacos. Já a insuficiência cardíaca é a deficiência do coração em bombear o sangue, causando muitos sintomas, como falta de ar, cansaço, inchaços, internações hospitalares e aumento da mortalidade. Atualmente, 22 milhões de pacientes são portadores de insuficiência cardíaca no mundo.

Números
Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passo e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade