Agentes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil passam por capacitação para atuarem em ações preventivas, preparatórias e mitigatórias

Publicado por: Redação

A Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, em parceira com a Fundação Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Divinópolis, realiza a 7ª edição da capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O evento começou nesta terça-feira (12) na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (AMVI) e vai até quinta-feira (14). Participam 72 agentes de Defesa Civil de 24 municípios do Centro-Oeste mineiro.

Em três dias, os agentes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil passam por uma capacitação para atuarem de forma eficiente nas atividades de proteção e defesa civil desde as ações preventivas, preparatórias e mitigatórias.

Continua depois da publicidade

O treinamento prepara os agentes  para atuarem nos respectivos municípios, na gestão das diversas demandas relacionadas ao risco de desastres naturais, ou provocados pelo homem, como enchentes, alagamentos, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos, dentre outros.

A capacitação contempla aulas de introdução à proteção e defesa civil, além de noções elementares da operacionalidade de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); mapeamento de áreas de risco e outros assuntos pertinentes a esta importante área de atuação que tem como foco central a preservação de vidas.

Nesta quarta-feira o evento continua com a palestra “Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação às Mudanças Climáticas (Feam)”. Outro assunto será o “Plano Estadual de Combate à Dengue e os Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas” e também “Plano de Contingências e Gestão de Recursos Naturais para redução do risco de desastres”. Já na quinta-feira será debatido o “Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização” e “Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme”.

O vice-prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, o coordenador Adjunto da Defesa Civil, o coordenador da Defesa de Divinópolis, Paulo César Gonçalves Fernandes, Pádua Fernandes; Secretária Municipal de Obras Públicas, Cláudia Abreu Machado; secretária de Educação, Vera Prado; secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Prado e o Secretário de Trânsito, Waldo Martinho, participaram do evento.

Também participaram da abertura da solenidade, o Comandante da 7ª RPM, Coronel Helbert William Carvalhaes; o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Major Rodrigo de Faria Mendes; o Comandante do 23º BPM, Tenente Coronel, Marcelo Augusto Santos; o Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil, Ivan José Lopes; o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Paulo César Gonçalves Fernandes e o Coordenador Regional de Defesa Civil da 7ª RPM, 1° Tenente Samuel Gontijo Fernandes.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade