ESF Nossa Senhora das Graças inicia Grupo Hiperdia

Publicado por: Redação

A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro Nossa Senhora das Graças, inicia nesta quarta-feira (30), um novo grupo Hiperdia. O grupo é direcionado à prevenção e promoção da saúde para as pessoas portadoras de diabetes e/ou hipertensão arterial que são usuários da unidade de saúde e será realizado pela equipe multidisciplinar na unidade. As reuniões acontecerão uma vez por mês, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês às 14h.

A primeira reunião do grupo terá como tema “Direitos da pessoa portadora de diabetes e hipertensão”. Haverá também explicação sobre o que é diabetes e hipertensão, além da realização de aferição de pressão e controle de glicose.

Continua depois da publicidade

O segundo encontro será no dia 27 de setembro, em que será apresentada a diferença entre diabetes tipo I e tipo II. No terceiro encontro, dia 25 de outubro, o tema será “Remédios, alimentação e atividade física: como viver bem”. O quarto e último encontro será no dia 29 de novembro, que terá como assunto “Receitas caseiras para hipertensos e diabéticos”.

Em todos os encontros serão realizadas aferição de pressão arterial e controle de glicose. A ESF Nossa Senhora das Graças fica localizada na rua José Afonso Micheline nº 685 no bairro Nossa Senhora das Graças.

Hipertensão e diabetes

Hipertensão é caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão arterial, sendo um fator de risco para ocorrência de doenças cardiovasculares. Além do consumo excessivo de sal, a má adesão ao tratamento, obesidade e sedentarismo são fatores que contribuem para a hipertensão.

Diabetes é caracterizada pela elevação da glicemia (açúcar no sangue) e se manifesta quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que a glicemia se mantenha normal. Está associada a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente os olhos, rins, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade