Polícia Civil rastreia trotes contra o SAMU; autores podem ser presos

Publicado por: Redação

Na reunião da ACASP (Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública), que aconteceu nesta quarta-feira (23), o secretário executivo do CIS-URG OESTE SAMU, Sr. José Márcio Zanardi, apresentou dados estatísticos de desempenho do SAMU desde sua chegada em Divinópolis, em junho deste ano.

O órgão, que atende 54 municípios da região Oeste de Minas Gerais, já atendeu 50 mil ocorrências, e conta com o centro de comunicação do SAMU, que possui uma equipe médica de telefonistas para avaliar a necessidade do empenho de uma ambulância ou mesmo realizar o atendimento médico por telefone. Desde a implantação das unidades na região, mais de 6 mil atendimentos médicos foram realizados por telefone.

Continua depois da publicidade

Entretanto, o secretário ressaltou os problemas gerados pelos trotes que o SAMU vem recebendo. Em média, 25% das ligações recebidas pelo 192 são trotes, chegando ao número de 12.570 trotes até o momento. Alguns cidadãos ainda extrapolam esse número, realizado até 400 trotes através de um único aparelho.

Este tipo de comportamento acaba fazendo com que haja o empenho desnecessário de ambulâncias, e também o custo das ligações recebidas pelo 192 tem aumentado os custos do SAMU e impactado o atendimento efetivo de urgências médicas.

De acordo com o código penal, trote é crime. Segundo o secretário, os números registrados como trotes, que já são reincidentes, estão sendo repassados à Polícia Civil, que, por sua vez, está registrando um Boletim de Ocorrência. A Central Reguladora do SAMU consegue obter um detalhamento e uma localização que serve de suporte para que as autoridades tomem suas providências, pois trabalha com um sistema eficiente e moderno.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade