Mais uma clínica de recuperação é fechada em Divinópolis por maus tratos

Publicado por: Redação

Segundo informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis,  uma força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com participação da Secretaria Anti-Drogas, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal Antidrogas e da Polícia Militar fecharam outra clínica de recuperação de dependentes químicos nas proximidades do Aeroporto Brigadeiro Cabral. Fiscais da Diretoria de Vigilância em Saúde encerraram as atividades da comunidade terapêutica feminina após constatarem irregularidades. Além de maus-tratos, havia presença de uma menor grávida sem consulta pré-natal e uma paciente com esquizofrenia entre as internas.

A operação foi realizada na terça-feira (22/08). Com objetivo de verificar as condições dos internos, fiscais da Vigilância visitaram a clínica feminina com oito internas e confirmaram que nenhuma residia em Divinópolis.

Continua depois da publicidade

Duas menores de idade foram encontradas na comunidade terapêutica. Uma delas estava grávida sem consulta pré-natal, e outra estava na unidade internada mantida por outro município.

Uma interna contou sobre a morte de companheira e relatou castigos aplicados por monitores da clínica.

A Vigilância em Saúde encontrou uma paciente da saúde mental, que estava em crise e sem assistência de psiquiatra no momento.  A paciente, de acordo com os fiscais da Vigilância, estava desorganizada, e o psiquiatra da clínica foi solicitado; os responsáveis pela unidade, porém, não encontraram o profissional para atender a mulher.

A paciente com quadro de esquizofrenia foi encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Divinópolis. O Conselho Tutelar encaminhou as duas menores de idade aos respectivos familiares. Já as outras internas ficaram na unidade aguardando os parentes.

Continua

A Vigilância em Saúde faz alerta: os fiscais fecharão clínicas com internos involuntários, maus-tratos e castigos.

Em 2 de agosto, uma clínica de recuperação de dependentes químicos foi interditada por maus-tratos e falta de licença da vigilância sanitária. A recomendação de fiscalização partiu do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) à Vigilância Sanitária.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anonimo disse:

    Os responsáveis não encontraram o médico psiquiatra ou não quiseram entrar em contato com o ele?
    Muito estranho isso.
    E os proprietários, onde estavam nessa hora? Deveriam estar escondidos na nova unidade que montaram em São Sebastião do Oeste, no Hotel Paraiso Cocuruto. Devem estar lá mesmo, curtindo uma sauna, curtindo uma piscina, pescando no lago, fazendo churrasco, etc…

  2. Anonimo disse:

    Engraçado. Essa não é a unidade da mesma clínica que foi interditada/fechada no início do mês? Os responsáveis pela unidade não sabiam encontrar o médico psiquiatra responsável ou não quiseram entrar em contato com ele? E onde estão os proprietários das referidas clínicas? Alguém sabe dizer? Ah… pelo que ouvi alguém comentar no ônibus, os proprietários abriram uma nova unidade da clínica. Agora em São Sebastião do Oeste. Vai ver é lá que eles se encontram.

  3. Carlos Rogério disse:

    Semusa Trabalhando….

Continua depois da publicidade