Governo de Divinópolis declara que mesmo com desafios constantes, não mede esforços para garantir o atendimento na área de saúde

Publicado por: Redação

Em nota à imprensa, a prefeitura de Divinópolis afirma que o governo de Divinópolis não tem medido esforços no sentido de garantir o atendimento na área de saúde. Mesmo com a constante busca de ampliação de investimentos e, principalmente, a busca de uma melhor eficiência no gerenciamento destes recursos, os desafios são constantes. Neste momento, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha de forma determinante para garantir o pleno funcionamento da Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA Padre Roberto. Mas a situação beira os limites físicos e de pessoal do serviço oferecido.

Hoje, a UPA encontra-se com 60 pacientes aguardando internação. É importante destacar que este tipo de “espera por internação” não se caracteriza como primeiro objetivo da unidade. A previsão legal é de que a UPA ofereça atendimento emergencial. Sendo necessária a internação, o paciente deveria ser encaminhado para a rede hospitalar conveniada. Porém, diante do compromisso da administração e dos servidores da Saúde com o cidadão, a maior parte dos casos se mantém na UPA à espera da internação, até mesmo porque o Hospital São João de Deus, referência local para o SUS, está com 100% de ocupação.

Continua depois da publicidade

O fluxo também tem aumentado de forma considerável em decorrência dos problemas respiratórios nesta época do ano, por causa da baixa umidade do ar. Diante deste quadro preocupante, a direção da UPA Padre Roberto já informou ao setor de regulação do Estado, responsável pelo encaminhamento de pacientes para internações, a situação crítica enfrentada no município. Os serviços de resgate dos bombeiros e Samu também foram informados desta realidade. A mesma recomendação foi repassada às unidades de atenção primária.

Sendo o SUS um serviço tripartite, ou seja, de responsabilidade conjunta dos municípios, Estado e União, a administração também busca apoio no sentido de minimizar este quadro de superlotação junto aos demais entes federados.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade