Prefeitura de Divinópolis intensifica retirada de aguapés do Rio Itapecerica

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop), intensificou a retirada de aguapés. O trabalho rotineiro realizado nos últimos dias foi intensificado para que a limpeza do Rio Itapecerica termine antes da chegada do período da piracema – A retirada de aguapés acontece de março a setembro, e, após o período, o trabalho paralisa-se devido à piracema, quando qualquer intervenção no rio é proibida – De acordo com o diretor de Operações da Semop, Rodrigo Alves de Assis, do bairro Esplanada até o bairro Candelária, cinco pontos de retirada de aguapés existem. “Quando a população vê grande quantidade de aguapés reunidos em só um local, é ali o ponto de retirada. Os aguapés são direcionados para locais que permitem aglomeração para que profissionais e máquinas possam realizar o trabalho”, explicou – O trabalho inicia-se com colaboradores soltando aguapés das margens com apoio de barcos, bambus e ganchos. Depois, os aguapés são puxados com auxílio de cordas até o local onde a contenção que possibilita a entrada de caminhão e de retroescavadeira é executada. O caminhão para ao lado da retroescavadeira para fazer o carregamento com as plantas, que são levadas para o local de saturação – Em seguida, os aguapés são retirados do rio e colocados no ponto de acúmulo e saturação. É nos locais que as plantas perdem o volume de água para facilitar o descarte no aterro controlado. “O local é temporário; a população não deve preocupar-se”, disse – O diretor também salienta as fases de operação. “Retirada de aguapés é contínuo trabalho da secretaria nos meses em que é permitida e não consiste apenas em profissionais dentro de barcos. É trabalho de grande equipe que atua em pontos onde há acúmulo das plantas aquáticas”, destacou.

 

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Luiz Carlos Gonçalves disse:

    A Prefeitura deveria também fazer uma parceria com Carmo do Cajuru para retirada dos aguapés do Rio Pará também , pois este é importante para as duas cidades .

Continua depois da publicidade