Prefeito de Divinópolis é traído por secretário que deixou servidora eleita vereadora em outra cidade cometer dezenas de faltas ao serviço

Publicado por: Redação

O caso só não é cômico, por que é trágico, por que além de envolver recursos públicos dos combalidos cofres do município de Divinópolis, demonstra também a total falta de controle da máquina pública, em que secretários são coniventes e/ou omissos com grotescos erros de gestão. A situação chega às raias do surrealismo, envolvendo diretamente o secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Prado que se  omitiu em detectar que existia uma servidora de carreira que foi eleita vereadora no município de São Sebastião do Oeste, que além de não se licenciar do cargo, acumulou desde a sua posse na Câmara Municipal daquele município, em 1º de janeiro deste ano, dezenas de faltas, lesando os cofres públicos, escondido sob o mando do banco de horas que nunca pagava – Somente depois de uma denúncia que foi recebida pelo vereador Ademir, e a reunião que o edil realizou com as partes envolvidas mais o sindicato (sabe-se lá se o prefeito teve conhecimento do fato), é que o secretário emitiu uma circular, enfim um documento alertando os servidores da sua Secretaria para o óbvio cumprimento de regras básicas. É bem provável que o Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que não tem deixado passar nada, e é bom que seja assim, tome alguma providência – O fato é que no último dia 3, ou seja, há 12 dias atrás, o vereador Ademir (*PSD) em seu pronunciamento falou sobre uma denúncia que recebeu. Contudo, não citou o nome da servidora “semi-fantasma” Sirleia Moreira Tavares, que por acaso, somente por acaso, é prima do agora ex-assessor especial de Governo, Fausto Barros, e o motivo das faltas – Já na reunião desta terça-feira (15), todo o caso foi relatado pelo edil, que reproduziu a denúncia que recebeu.

“Sirleia Moreira Tavares, socióloga de carreira em Divinópolis, com concurso de 8 horas de trabalho por dia, atualmente devendo fazer 6 horas, pelo novo horário da Prefeitura, é vereadora na cidade de São Sebastião do Oeste pelo PT, e tem faltado constantemente trabalho em Divinópolis para cumprir funções de seu cargo como legisladora naquele município. E outros compromissos que nada tem de ligação com a Prefeitura de Divinópolis, sem pagar as horas faltantes e sendo acobertada pela gerente da SEMDS, Marcia Luiza e também pelo secretário Juliano Prado”

Continua depois da publicidade

“A reunião ordinária da Câmara de São Sebastião do Oeste ocorre toda quinta-feira à tarde, ou seja, no horário de trabalho da SEMDS, e ela está sempre lá, sem pagar o que deve por aqui”

“Todos os servidores que trabalham com ela na Secretaria acompanham o caso, sabem de suas faltas descaradas, sem justificativas, sem pagamento, sem desconto em folha e estão indignados com a situação”

“Para provar o que relato estou mandando junto, uma relação de faltas com datas da Sirleia, acompanhado por todos os servidores da pasta, com a ciência da gerente de RH da sua gerente direta e do secretário, onde nada foi feito em relação a servidora. Além de fatos que a servidora posta em suas redes sociais, sem a menor intenção de esconder atuação vergonhosa e desrespeitosa com a administração pública de Divinópolis. No horário em que deveria estar trabalhando pela melhoria da assistência social no município.

Faltas

Janeiro: 12, 13. 20, 26, 27, 31

Fevereiro:

Março: 2, 9, 13, 15, 21 e 23

Abril: 3, 17, 19, 20, 27

Maio: 4, 10, 18, 19 e 22

Junho: 6, 8, 13, 21, 23, 26, 28, 29 e 30

Julho: 12, 13 e 26

O vereador, agradeceu, não se sabe por que razão, ao secretário Juliano Prado por ter lhe entregado o espelho de ponto da servidora.

Diz o vereador: “Voltei lá fiz uma reunião com a presidente do sindicato, com a servidora Márcia. E chegamos a seguinte conclusão: Banco de horas que é a justificativa que ela usa para faltar. “Faltei tal dia descontado do banco de horas”

E seguiu o vereador: “o que eu achei errado é que quando chega no final do mês a gente tem que acertar o banco de horas. Em uma empresa séria, quando chega o final do mês, se o servidor está devendo, vai ser descontado. Se tem horas em haver, ele vai pegar folgas”

“Esta servidora mês a mês está devendo para o município. Em julho ficou devendo 43 horas e nove minutos e o secretário e a gerente autorizam ela a justificar a falta”

Após a reunião com o vereador, o secretário, depois da porta arrombada, fez a seguinte circular:

Considerando os constantes atrasos dos colaboradores solicitamos o cumprimento rigoroso do nosso horário de trabalho, de 12 as 18 horas, em fase do decreto 12.557 de 6 de abril de 2017 registrando o seu ponto impreterivelmente no ato da chegada e da saída.

Não será permitido exceder e antecipar a chegada no local de trabalho, exceto por necessidade do serviço e autorização por escrito, da chefia imediata, somente será permitida a entrada no local de trabalho, 10 minutos antes, ou seja, somente a partir das 11h50min.

Caso exista necessidade de se ausentar do local de trabalho, além de informar a chefia imediata e RH e o Departamento Pessoal também será obrigado a justificativa por escrito e com a anuência da chefia, ressaltamos que consulta e compromissos particulares deverão ser agendados ou efetuado fora do horário de trabalho e que o horário de café é somente 15 minutos.

A carga horária não cumprida deverá ser justificada no ponto biométrico e em formulário padrão de justificativa, onde será avaliada pela chefia imediata que poderá acatar ou rejeitar. Cabe também a chefia imediata controlar e apurar a frequência, bem como o cumprimento integral da jornada de trabalho. Não serão aceitas justificativas a não marcação do ponto eletrônico, por esquecimento, ao atraso injustificável.

Não será permitido o acumulo no banco de horas, exceto se autorizado por escrito pela chefia imediata, as horas já geradas deverão ser geradas impreterivelmente, no dia 31 de agosto de 2017 e eventuais atrasos deverão ser compensados no mesmo dia em que ocorrerem, ou no dia imediatamente após.

Todos os requerimentos de folgas, banco de horas, abono de aniversários e etc, deverão ser repassados ao RH, com antecedência mínima de 2 dias úteis, após autorização da chefia imediata, sujeito a desconto no dia de trabalho. Não serão aceitas pelo RH solicitações menores que dois dias uteis. Pare reconhecimento e esclarecimento recomendamos a todos a leitura da portaria 11 da SEMAD, de 14 de junho de 2016, referente ao ponto biométrico do site da Prefeitura.

Certo de que podemos contar com a colaboração e compreensão de todos, desde já,

Atenciosamente,

Juliano Prado,

Secretário de Desenvolvimento

Viviane de Carvalho

Agente administrativo Setor de Pessoal

Marilia Alves Araújo

Coordenadora de Pessoal.

Link de matéria relacionada

Vereador denuncia servidora “semifantasma” da Prefeitura de Divinópolis; aparece, desaparece do trabalho

Crédito de foto: Gazeta do Oeste

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Servidora disse:

    Babozera. Essa denuncia é de gente que perderam privilégios la na Secretaria de Desenvolvimento Social. Fiquei sabendo de gente lá de dentro que o secretario tá fazendo uma mudança forte lá dentro e os ruim de serviço de lá não estão gostando dessa mudança. Aí começa a inventar denúncia sem pé e nem cabeça. Nao tem que ficar dando trela pra esse povo. Tem é que dar força pra o secretario conseguir mudar as coisa lá. E os vereador de primeira viajem com vontade de aparecer no seu minutinho de fama cai nessa bestera. Fica esperto aí Ademir. Votei em voce mas o meu voto ce vai perde se continuar desse jeito que fez. Dá crédito prá coisa anônima foi muita burrice. Tão querendo te por contra o governo do galileu que é do povo prá te ferrar. Já tive lá dentro do social e sei o que é isso. Tem uma turma velha de casa de lá que não gosta de trabalhar. Gosta de ficar conversando nos corredor e na sala, atrapalhando os outros que quer trabalhar. Já tive lá dentro e não aguentei de tanta gente ruim que tem lá. Espero que o secretário não desiste e consegue consertar isso lá fazendo as mudança que precisa. O povo pobre precisa daquilo lá funcionando bem. O povo fala que tem uma turma antiga que foi tirada de lá e mandada pro sersam que fica fazendo essas denuncia. La no sersam eles ganha bem e fica gozando o galileu e rindo toda ora combinando como é que eles vão fazer pra atrapalhar o governo do galileu. Eta povinho ruimm esses aí. Só tem cobra lá. Procura saber isso direito antes de entrar nessas fria dinovo viu Ademir. Senão quem vai ficar quemado é voce. Toma tento.

  2. Servidora da SEMDS disse:

    Vê se publica aí, Geraldo. Precisamos sermos justos. Sou servidora de carreira da SEMDS e a Comunicação Interna foi passada prá nós lá na Secretaria no dia 14 de julho, bem antes da denúncia, que só foi feita quase um mês depois. Sou testemunha disso. Todas nós assinamos o documento tendo ciência do seu conteúdo. Já estou lá na SEMDS faz muito tempo, passei por vários prefeitos e vejo que o Secretário é pessoa séria e trabalhador. É dos primeiros a chegar e é sempre o último a sair. O problema lá na SEMDS é que alguns funcionários, acostumados com a mamata que sempre existiu lá, quando chega alguém que quer por ordem na casa eles começam a espernear e reclamar das mudanças. Você deveria é divulgar o trabalho que está sendo feito certo, em vez de fica criando onda onde não tem. Fico triste com alguns órgãos da imprensa de Divinópolis, que ficam soltando notícia errada, confundindo o povo. PROCURE SE INFORMAR MELHOR.

  3. Sidnei disse:

    Cambada de vagabundos, vão trabalhar seus inúteis, prefeito bao de apanhar tb.

  4. Divinopolitano disse:

    Quem irá fiscalizar os servidores da Assistência Social? Impossível pois lá é chefe de setor vendendo trufa, gerente que não sabe nem o que é a função, diretora que não sabe nem onde passou trabalhar na vida. Alguns chefes lá ficam mais desfilando com sacolas no centro do que na própria secretaria, não tem como dar certo. O próprio secretário com apenas 6 meses de governo tirou férias “não era pra estar organizando a casa?”. Os servidores sérios da secretaria estão inconformados é só conversar com eles pra verificar que está é a verdade. Já cancelou o PAP (Programa de Alimentação Popular) com uma desculpa esdruxula, paralisou vários serviços e por ai vai….Essa é a real situação do Governo.

  5. Alexandre Sobrinho disse:

    O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA PREFEITURA, NÃO É DE MEIO-DIA AS 18:00 HS?
    ENTÃO ME EXPLIQUEM O POR QUE DE ALGUMAS SITUAÇÕES, TAIS COMO:
    DA TURMA QUE BATE CARTÃO AS 09:30 HORAS, VOLTA PRA CASA, RETORNA A PREFEITURA AS 13:00 HORAS E VAI EMBORA AS 15:30 HORAS?
    DAQUELES QUE NÃO BATEM CARTÃO E CHEGAM, PRA TRABALHAR, NA PREFEITURA AS 16:00 HS?
    E OS NA MESMA SITUAÇÃO, QUE NÃO BATEM CARTÃO, E AO INVÉS DE IREM TRABALHAR, FICAM DESFILANDO PELAS CALÇADAS E CLUBES DA CIDADE?

  6. Diogo Silveira disse:

    Onde tem mulher trabalhando no serviço publico tem rolo. E ainda aposentam mais cedo, inclusive quem nunca teve filho. Leis incompetentes, legisladores incompetentes. E o buraco vai aumentando. E querem que os mais jovens paguem o pato (aposentem com 65 anos de idade). Péssimos deputados. Péssimos senadores. Péssimos políticos.

Continua depois da publicidade