Heloísa Cerri em palestra, faz alerta sobre Câncer de Mama

Publicado por: Redação

A ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Divinópolis, a médica ginecologista e obstetra, Dra. Heloisa Cerri, no último sábado (12), ministrou uma palestra, na Igreja do Evangelho Quadrangular, no Bairro Jardim das Oliveiras, sobre o Câncer de Mama. O objetivo, segundo a médica, foi conscientizar as mulheres para a gravidade da doença, que é uma das mais silenciosas e a que mais mata mulheres no Brasil. Embora o homem também seja acometido. Contudo, em muito menor escala.

Segundo estimativa do INCA (Instituto nacional do câncer) só em 2016 ocorreram no Brasil 58.000 novos casos. A incidência dessa doença aumenta 2% todos os anos no Brasil.

Continua depois da publicidade

São vários os fatores que podem colaborar para o aparecimento da doença, entre eles: Fator hereditário (se já houve casos de câncer na família, deve-se ter uma maior atenção). Fator idade (o risco aumenta principalmente em mulheres acima dos 35 anos. Raça e Etnia (mulheres brancas são mais propensas a desenvolver a doença, apesar de que nas mulheres negras com menos de 45 anos são mais comuns as ocorrências), entre outras. Outros fatores que podem colaborar para o aparecimento dessa doença são os ambientais. Alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais, obesidade, entre outros.

Apesar de ser uma doença grave, o câncer de mama quando descoberto no início tem uma ótima possibilidade de cura. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade.

Heloísa Cerri, avaliou a palestra como bastante positiva, dado a receptividade e o interesse das dezenas de pessoas que comparecem ao evento, se prontificando a colaborar com todas as campanhas de prevenção contra essa doença que é sem dúvida um dos maiores pesadelos para as mulheres.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade