Inclusão de Turismo na Secretaria de Desenvolvimento permite instalação da “Cruz de Todos os Povos” para alavancar setor turístico de Divinópolis

Publicado por: Redação

Foi aprovada na tarde de quinta-feira (10), o projeto de lei 025/2017, do Executivo Municipal, que muda a organização da Secretaria de Desenvolvimento que passa a ser também de Turismo, para que Divinópolis possa receber recursos federais a serem usados especificamente em obras de  infraestrutura nas imediações onde será construída a “Cruz de Todos os Povos”.  A vereadora Janete Aparecida e Jesus Juste, esclarecem que os recursos para a construção da cruz em si, só podem ser advindo de doações particulares, ou seja, de pessoas físicas e jurídicas. A Cruz de Todos os Povos, só existem em outras duas cidades do mundo, que fomenta grandemente o turismo religioso local. 

O francês Jesus Juste Ibanez, Presidente da Associação Terra de Deus, declarou ao Divinews que o projeto está em andamento, na fase de lançamento da pedra fundamental. Na infraestrutura já estão sendo realizados trabalhos no caminho até a Cruz, e também no delineamento do terreno. A Cruz terá 73.80 metros, sendo referência como a imagem do Cristo Redentor. No entanto, o presidente diz que como o projeto depende de recursos provenientes de doações, não é possível prever quando se iniciará a construção da obra.

Continua depois da publicidade

Em entrevista com a vereadora Janete Aparecida, ela nos relatou sobre a construção da Cruz de todos os Povos no município. “Nós vimos que este projeto poderia dar ênfase para Divinópolis. Então nós nos reunimos com Jesus Juste Ibanez, que é o presidente dessa comissão internacional que está doando essa cruz para o Brasil, junto com o José Geraldo que é representante do Brasil aqui.”

A vereadora disse que em Brasília, junto do deputado Jaime Martins e com Nilton Cardoso representando o prefeito de Divinópolis, estiveram então com o ministro de turismo, que disse que se Divinópolis estivesse no mapa turístico poderia ser conseguida uma verba para a cidade poder ter o acesso até a Cruz de Todos os Povos.

De volta em Divinópolis, foi descoberto que Divinópolis não tinha sequer o nome turismo em seu organograma, não havendo Secretaria de Turismo no município e que o mesmo também não estava incluído no circuito de turismo do estado. Foi procurado então o secretário de desenvolvimento econômico José Alonso, que junto da gerente da secretaria, Nayara Aparecida, trabalharam muito para poder incluir Divinópolis no circuito turístico.

Novamente Divinópolis foi colocada no mapa turístico do município, porém Janete diz que “o prazo seria até o dia 31 de julho, nós estávamos perdendo esse prazo, estivemos lá duas semanas atrás juntamente com o secretário e a Nayara, conversamos com o subsecretário de turismo, e ele explicou pra gente que com o pedido da Câmara e com o pedido do prefeito poderia ser prorrogado esse prazo, e assim foi feito. Então nós temos toda essa documentação onde houve o pedido, e pra isso teríamos que votar em caráter de urgência, por isso nós estamos comemorando essa votação hoje e colocando novamente o nome Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que faz com que Divinópolis volte novamente para o mapa, e com isso a gente pode agora brigar e cobrar a verba prometida, dos R$6 milhões que serão destinados para infraestrutura da Cruz.”

Janete também enfatiza: “O que eu queria deixar bem claro é o seguinte: a Cruz será construída com o dinheiro de doação internacional, por isso que o Jesus Juste está aqui de volta pra fazer a fundação com o dinheiro que a gente tem em conta. O que nós estamos falando aqui é da infraestrutura para Divinópolis, que são as placas que levarão até onde é a Cruz de Todos os Povos. Essas placas irão trazer informações da cidade da confecção, então fomenta realmente Divinópolis, não só pela Cruz, mas pelo Prato da Casa, a DivinaExpô, as nossas igrejas que são belíssimas, praças, e outros pontos turísticos.

Um projeto sobre a lei de turismo já está tramitando, e um plano de turismo também está sendo trabalhado, de acordo com a edil. “Estamos trabalhando muito em prol deste projeto, para podermos estar fomentando e levando Divinópolis no caminho para se tornar um ponto turístico de Minas Gerais.”

 

IMAGEM ILUSTRATIVA da Cruz de Todos os Povos, do México, da cidade de Copoya

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade