Pediatria 24 horas do Pronto Atendimento do HSJD atende mais de 750 crianças nos primeiros 45 dias

Publicado por: Redação

Nos primeiros 45 dias de funcionamento da Pediatria no Pronto Atendimento (P.A) 24 horas do Hospital São João de Deus, 769 crianças foram atendidas. Os casos mais frequentes foram de resfriados comuns, gripes simples, mas também atendimentos de alta complexidade por meio da Sala Vermelha, como politraumatismo, traumatismo crânio encefálico, insuficiência respiratória, pneumonias, dentre outros.

Segundo o pediatra Dr. Rafael Pinheiro, o hospital se diferencia dos demais da região por oferecer atendimento pediátrico 24 horas com a cobertura dos principais convênios. “O nosso plantão é o único de Divinópolis e região que tem atendimento de todos os convênios. Os demais hospitais de Divinópolis quando oferecem o atendimento integral, são limitados a determinados planos de saúde”.

Continua depois da publicidade

Dr. Rafael ressalta ainda que toda a equipe é composta por profissionais formados que tem experiência e capacitação na área. “Todos os profissionais da área recebem como orientação e exigência para entrada na nossa equipe a realização do Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), que é disponibilizado pela American Heart Association específico para reanimação e suporte a todos os quadros graves que possam acontecer em uma urgência e emergência em pediatria. Esses são os principais diferenciais da nossa equipe”, afirma.

Dr. Rafael informa também que toda criança deve ser acompanhada regularmente por um médico pediatra, portanto a procura pelo especialista em um Pronto Atendimento deve ser em casos específicos. “O Pronto Atendimento deve ser procurado para casos de Urgência e Emergência que não podem aguardar atendimento em consultório ou ambulatório. Crianças que se encontram muito debilitadas, com febre alta (maior que 39°C) e persistente, vômitos que não melhoram rápido, casos de dor de cabeça (ou em outros locais) muito forte que não melhoram com uso de medicação em casa, dor abdominal súbita acompanhada de vômitos repetidos, crises de falta de ar súbita e cansaço intenso, quedas e acidentes com perda de consciência, convulsões, suspeita de ingestão por substâncias tóxicas e acidentes com animais peçonhentos são exemplos de casos que devem ser levados para o pediatra do Pronto Atendimento avaliar”, finaliza.

De acordo com o diretor técnico do HSJD, Dr. Eduardo Mattar, pacientes que fazem o uso do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser atendidos pela especialidade de pediatria 24 horas, porém apenas em casos graves, socorridos pelo SAMU, através da Sala Vermelha. “No caso de urgência e emergência o paciente tem que ser atendido via SAMU, quando os profissionais irão avaliar se a criança precisa de atendimento avançado de urgência e emergência no Hospital São João de Deus, ou caso contrário, poderá ser encaminhada para a UPA”.
Segundo a superintendente do Hospital São João de Deus, Elis Regina Guimarães, a instituição está passando por grandes transformações administrativas e principalmente assistenciais, e por isso, ela avalia a pediatria como uma especialidade importante para a efetiva prestação de serviços de saúde para a população. “Isso vem se evidenciando com a abertura da Sala Vermelha/Pronto Atendimento 24 horas, ampliação e reforma da UTI Neonatológica/Pediátrica e na melhoria da maternidade de alta complexidade”, é o que afirma a superintendente.

Segundo Elis, é de grande orgulho para ela e para o Hospital entregar um serviço completo de pediatria para a Macrorregião Oeste de Minas. “Prova disso que foi acrescentado à equipe um ortopedista pediátrico, profissional que é difícil encontrar no mercado. Ainda temos que evoluir na cirurgia pediátrica e para isso contamos com a participação da Promotoria de Saúde de Minas Gerais por meio do presidente do CAO Saúde, Dr. Gilmar de Assis, que está agindo diretamente para resolver este problema, que para nós é uma questão de honra. E muito em breve estaremos trabalhando para a implantação da Leucemia Pediátrica”, informa a superintendente.

Além do atendimento pediátrico no Pronto Atendimento 24 horas, o Hospital São João de Deus dispõe de serviços e infraestrutura que visam atender de forma integral ao paciente com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Infantil, ala de internação pediátrica exclusiva, maternidade de alto risco, suporte de exames de diagnóstico (exames laboratoriais, tomografia, ressonância magnética), dentre outros serviços.

Para mais informações sobre o atendimento pediátrico no Hospital São João de Deus, entre em contato pelo (37) 3229 7799 ou (37) 3229 7699.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade