DIVINEWS SAÚDE – Por Thais Eufrásio: Inverno pode piorar sintomas da Fibromialgia.

Publicado por: Redação

Alguma vez você sentiu que a temperatura muito fria aumenta as suas dores? Ou que a umidade e a chuva fazem com que se sinta pior? – A sensibilidade ao frio é um sintoma muito comum na fibromialgia. Algumas pessoas dizem que se sentem geladas até os ossos e que é muito difícil conseguirem aquecer-se. O frio pode ser sentido em todo o corpo ou apenas nas mãos e/ou pés – A fisioterapeuta Thaís Eufrásio relata que é normal deparar em seu consultório com pessoas que sofrem com fibromialgia digam que um certo tipo ou mudanças no clima pioram os sintomas.Os pacientes com Fibromialgia podem queixar-se de sentir frio constante ou calor ou ainda os dois de forma alternada. Este sintoma chama-se sensibilidade à temperatura. Quem sofre de fibromialgia anda constantemente numa montanha russa de sensibilidade às mudanças no clima. Quando os dias são úmidos a fadiga aumenta assim como a dor generalizada – Quando se fica exposto ao ar frio e seco, sente-se um frio intenso que parece trespassar os ossos e só apetece ficar coberto de roupa.Sentir frio é um problema sério porque podemos demorar algum tempo até conseguirmos nos aquecer e, em segundo lugar, o frio pode desencadear uma crise – Alguns estudos mostram uma incapacidade do corpo para se adaptar às mudanças de temperatura aliada a um baixo limiar de tolerância à dor devido a estímulos por calor e frio. 

Thaís Eufrásio dá algumas dicas para ajudar a aliviar as dores.

Continua depois da publicidade

• Mantenha os pés cobertos durante o tempo frio.
• Vista-se adequadamente para se proteger do frio, mas não em demasia para não desencadear os sintomas da sensibilidade ao calor.
• Consuma alimentos quentes como chá ou sopa.
• Mantenha o ambiente da casa ou do trabalho cálido e agradável.
• Tenha à mão “acessórios” importantes como mantas, luvas ou meias grossas.
• Se sentir que está difícil conseguir se aquecer, procure uma fonte de calor externa como um banho, ducha ou bolsa de água quentes

Mantenha-se atento para não aquecer demasiado rápido o que pode provocar sintomas relacionados com a sensibilidade ao calor(falaremos mais a frente).

Tenha presentes estes conceitos e,tome as precauções necessárias para se proteger do clima, das mudanças de temperatura para proteger o seu corpo por antecipação, de preferência.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade