A CÉSAR, O QUE É DE CÉSAR, e a DELANO, O QUE É DE DELANO: crédito inicial da implantação do SAMU precisa ser dado ao edil

Publicado por: Redação

Documentos provam que inicialmente foi do vereador Delano Santiago, ainda no início do ano de 2013, quem encaminhou ao ex-prefeito Vladimir Azevedo, através da Presidência da Câmara, na ocasião exercida pelo ex-vereador Rodyson Kristinamurti a proposição número P2539349535/9601, datada de 21 de fevereiro de 2013, que nos termos regimentais fosse encaminhado para o prefeito, com o objetivo que o Executivo designasse ao órgão competente da administração a implantação do SAMU em Divinópolis. Em 11 de março de 2013, o secretário de Governo na época, Antônio Faraco, encaminhou a proposição para o então “superintendente” de saúde, Dárcio Abud Lemos, para fazer o estudo de viabilidade do pleito do vereador. E dois dias depois, Faraco encaminhou ao Legislativo o oficio número 182/13, afirmando que a indicação foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde para o estudo de viabilidade – Em outubro de 2013, o vereador com o objetivo de viabilizar o SAMU em Divinópolis, esteve visitando o município de Itaúna, que já havia implantado o serviço naquele município (veja o link) – Os críticos do vereador Delano, nas redes sociais afirmam que o projeto inicial do edil, seria ter um SAMU municipal e não no formato atual, de um grande consórcio envolvendo 54 municípios, há ainda os mais ferrenhos adversários do vereador que creditam a implantação para um membro da saúde da administração de Vladimir Azevedo. Contudo, o fato é que, foi a proposição do vereador Delano Santiago que começou a “startar” todo o processo – Gilmar Santos, que foi secretário adjunto de saúde, na época em que Rosenilce Cherie Mourão, esposa do deputado estadual Domingos Sávio (PSDB), era titular da pasta da Saúde é abertamente um desses críticos, que milita nas redes sociais. Segundo Gilmar, que foi alcunhado pelo vereador Edson Sousa, como secretário da morte, diz que a ideia inicial do SAMU partiu do Conselho Municipal da Saúde (CMS). Porém quem tomou a iniciativa prática, e os documentos comprovam isso, foi Delano Santiago, segundo documentos exibidos para o Divinews.

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade