Servidor público é preso por suspeita de fraudar a União (PROUNI). Mas só ele?

Publicado por: suporte

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta (07) “convocada” pela Policia Civil, foi apresentado Gustavo G, de 39 anos, da cidade de Itaúna, preso por suspeita da prática de “estelionato e lavagem de capitais” – Segundo o delegado Weslley Amaral de Castro, o investigado é funcionário público do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto é suspeito de ter cometido o crime por não possuir o perfil adequado aos estudantes que podem ter bolsas de estudos, através do PROUNI. Isto por que Gustavo ganha, ou ganhava, já que deverá ser exonerado, um salário (R$ 5 mil) bem acima do que preconiza o programa do governo federal, que é de um salário mínimo e meio para bolsa integral e de até três salários mínimos por pessoa da família para a obtenção de bolsas parciais de 50%, e como bolsista Gustavo estudava Engenharia gratuitamente na Universidade de Itaúna, configurando com isso fraude ao programa social do Governo Federal – O delegado explicou também que as investigações começaram há aproximadamente 6 (seis) meses, depois de uma notícia crime, anônima – Ainda segundo o delegado, durante as investigações “averiguou-se que o investigado residia sozinho e inclusive tinha adquirido um veículo FIAT LINEA, e para não ser descoberto, registrou o veículo no nome da mãe dele. Após a prisão do “criminoso” (chega a ser constrangedor) o veículo foi apreendido para no futuro ressarcir os cofres públicos – A prisão ocorreu nesta data uma vez que é o dia de vencimento da mensalidade da universidade, consequentemente, da consumação do crime”. O Delegado esclareceu que, como a vítima é a União, o Governo Federal, o investigado foi levado para a Policia Federal para as devidas providencias legais – Uma rápida pesquisa no Google com a chave “fraude Prouni”, veja o resultado. 

Em que pese ser crime e ponto final. O caso é meio que surrealista e estranho diante de tantos desvios de recursos públicos de milhões que ocorre no país, em todos as esferas, municipal, estadual e federal, que bandidos dos mensalões, e petrolões da vida, desviaram milhões, e depois de uma delação premiada, ganharam de presente uma tornozeleira eletrônica e foram para suas mansões. E outros seguem livre leve e soltos, mesmo tendo sido denunciados por delatores da Lava Jato. Gustavo, como é um pé de chinelo foi preso, mesmo quando ao dar entrada no PROUNI não tinha um ganho que se adequava ao programa, posteriormente que o seu salário aumento e ele não comunicou ao PROUNI que “não precisava mais”. Esse foi o crime do estudante/servidor público. Lembrando que o cargo do suspeito de FRAUDAR O PROUNI é de confiança e ao término da atual administração municipal, ele seria demitido. E novamente poderia se enquadrar socialmente dentro do programa. Mas o fato é que, foi delatado, investigado e constatado o seu crime. Por isso foi preso. Não há o que se discutir. É a Lei, justa ou injusta é a Lei. Que fiquem atentos outros estudantes que também cometem a mesma fraude. Por que é mais fácil e menos perigoso ter contas bancarias (TRUST) na Suiça que fraudar o PROUNI. 

Continua depois da publicidade
{youtube}POfWKDXrysk{/youtube}
g1.globo.com/…/mortos-e-alunos-de-alta-renda-tiveram-bolsas-do-prouni-aponta-aud…

 

25 de mai de 2015 - Prouni oferece 213 mil bolsas em faculdades particulares (Foto: Reprodução/TV Integração) Programa oferece bolsas de estudo para alunos …

www.gazetadopovo.com.br/…/mec-apura-58-fraudes-no-prouni-46x1ywu41qp293zc…

 

MEC apura 58 fraudes no ProUni. Bolsistas da Universidade Paranaense estão sob investigação. Desde 2009, 19 faculdades do país foram descredenciadas …

www2.uol.com.br/infopessoal/noticias/_HOME_OUTRAS_1557739.shtml

 

SÃO PAULO – Possíveis irregularidades na concessão de bolsas do ProUni fizeram … Segundo ele, afraude só é caracterizada quando o aluno mentir sobre a …

noticias.r7.com/…/exclusao-de-bolsistas-irregulares-do-prouni-gera-economia-de-r-25…

 

27 de jun de 2014 - Desde 2009, mais de 23 mil bolsas ProUni (Programa Universidade … Entre 2011 e 2012, mais de 15 mil bolsas foram suspensas por fraudes.

www19.senado.gov.br/sdleg-getter/public/getDocument?docverid=6ae23bc6…

 

14 de set de 2015 - fraude acontece: 1 – No ProUni: as vagas de MEDICINA e outros cursos caros são as mais visadas. 2 – No FIES – é grande a quantidade de …

noticias.terra.com.br › Educação

 

22 de jul de 2011 - A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta sexta-feira que está cobrando na Justiça a restituição de investimentos feitos pelo governo …

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111129073513AAVTeqq

 

29 de nov de 2011 - Tem uma moça na minha faculdade, que é prouni, mas preenche nenhum dos … Pra você denunciar você terá que ter provas de fraude no …

www2.tv.ufba.br/noticias/mec-faz-modificações-no-prouni-para-evitar-fraudes

 

Após as denúncias de fraude veiculadas pela mídia na última semana, o MEC decidiu modificar as regras do Prouni – Programa Universidade para Todos.

news.portalbraganca.com.br/…/prouni-cgu-constada-varias-fraudes-no-prouni-entre-2…

 

25 de mai de 2015 - ProUni A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu auditoria sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni). O trabalho.

https://memoriasdeumbolsista.wordpress.com/…/portaria-cria-normas-para-investigaca…

 

11 de out de 2013 - 2º O coordenador do Prouni na instituição de ensino superior …. na pergunta 28, você diz ser fraude ter um valor elevado em conta poupança.

{youtube}WzkXuLH_dnM{/youtube}

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade