Divinópolis recebe voo teste da TWO com avião CESNA de Belo Horizonte para Brigadeiro Cabral

Publicado por: suporte

Na manhã do último sábado (30), o 1º vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid), Marcos Fábio Gomes Ferreira, recebeu a analista de comunicação integrada, Érica Toledo Corrêa, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerias (Codemig), no aeroporto Brigadeiro Cabral no primeiro voo teste de Belo Horizonte-Divinópolis – O governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, iniciará na segunda quinzena de agosto o Projeto de Integração Regional de Minas Gerias – Modal Aéreo (Pirma). Projeto de operação de 60 voos semanais ligando a capital mineira a 12 municípios do interior do Estado. Divinópolis é a única cidade da região centro-oeste mineira a ser beneficiada com esse Projeto – As cidades foram escolhidas a partir de uma pesquisa em 31 municípios do Estado, levando-se em conta cidades de porte médio, que tivessem aeroporto e que não tivessem voos comerciais para Belo Horizonte. Os voos serão operados pela empresa Two Taxi Aéreo, vencedora da licitação pública. Serão utilizados aviões Cessna com capacidade para até nove passageiros. O risco operacional da iniciativa foi assumido pela Codemig – As cidades contempladas inicialmente são: Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa. A forma de contrato com a empresa vencedora permitirá que haja alteração na frequência dos voos e as cidades contempladas.  

Benefícios para a economia do interior
A Acid apoia esse Projeto que movimentará a economia no interior do Estado, facilitando tanto o transporte de pessoas quanto de cargas. Divinópolis polariza a região centro-oeste que é uma das regiões mais segmentadas do Estado em termos de arranjos produtivos. Para o vice-presidente Marcos Fábio, além do desenvolvimento de negócios regionais, o turismo no interior de Minas também ganhará com as operações de voos. “A Acid irá realizar o 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico em agosto com o objetivo de apresentar aos candidatos a prefeito de Divinópolis as demandas dos empresários. Uma das pautas de reivindicação está ligada ao turismo de negócio. Por exemplo, Divinópolis é conhecida hoje como a capital da confecção. Estamos falando de mais de 1.300 empresas formalizadas, sem considerar as informais e empreendedores individuais, aproximadamente 150 pontos de venda só de confecção, quatro shoppings que comercializam produtos fabricados na cidade. Mas, Divinópolis também é polo de saúde. Basta olharmos as placas de veículos estacionados nos hospitais da cidade. A mesorregião na qual Divinópolis está inserida possui cerca de 1 milhão de habitantes, um PIB de R$5,4 bi. Importante salientar que a região centro-oeste de Minas é uma das mais segmentadas do Estado. Temos polo de fogos de artifício em Santo Antônio do Monte, fundição em Divinópolis, Itaúna e Cláudio, móveis em Carmo do Cajuru, calçados em Nova Serrana, cerâmica em Igaratinga, siderúrgica e confecção em Divinópolis. Quando se pensa em toda a pujança que existe nesta região, e agora com voos frequentes para Belo Horizonte, mais os voos para Campinas que acontece há mais de um ano com muito sucesso, a integração com outros municípios e qualquer parte do Brasil e do mundo, irá beneficiar e muito o desenvolvimento regional”, afirma Ferreira.

Continua depois da publicidade

As vantagens dos novos voos serão muitas. Exemplificando, na época da Copa, os aeroportos de Belo Horizonte ficaram lotados. O aeroporto Brigadeiro Cabral abrigou muitas aeronaves. Se já existissem os voos para a capital naquele momento, os passageiros não teriam que se deslocar de carro até Belo Horizonte percorrendo os 120 km de distância e gastando de 2h a 2h30. O fomento à economia será visível. “Atualmente, com grandes eventos, grandes feiras acontecendo em várias partes do Estado, os voos serão facilitadores de grandes negócios e deslocamento. Nova Serrana, polo calçadista, realiza duas feiras no ano. Uma no primeiro semestre e outra, no segundo. Todo processo de desenvolvimento passa inevitavelmente pela logística, eliminação de gargalos. Uma vez que você reduz o tempo de deslocamento para 20 minutos, a possibilidade de gerar novos negócios, o acesso de outros empreendedores virem para a nossa cidade fazer negócios conosco, é muito maior.”, explica Ferreira.

Expectativa
Todo vez que aparece uma novidade, tem-se a expectativa de que dará certo ou não. “Como a notícia já se espalhou, as pessoas começam a perguntar o horário de voo, conseguem fazer a análise de tempo saindo de Divinópolis, quanto tempo levará para chegar a Belo Horizonte… A notícia no meio empresarial foi muito bem recebida. Podemos comparar com o voo para Campinas, que no início, as pessoas ficavam se perguntando se daria certo. Hoje, temos voos lotados e com a possibilidade de aumentar um horário para fazer a integração.”, comenta Ferreira.

Para o empresário Valdemar Martins Amaral, do Grupo ABC, a distância entre Divinópolis e Varginha, outra cidade contemplada pelo projeto e onde possui uma de suas lojas, será mais curto com a possibilidade dos voos. “Costumo ir a Belo Horizonte toda semana. O voo para a Pampulha irá facilitar a ida à capital e evitar o trânsito intenso que existe. O fluxo de carros na cidade e na estrada é muito grande.”, comemora Amaral.

O primeiro voo está marcado para 17 de agosto. As passagens aéreas poderão ser adquiridas no site www.voeminasgerais.com.br com até 15 dias de antecedência.

Fonte: ACID


Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade