ATERRO SANITÁRIO de São Gonçalo do Pará está mais para grande LIXÃO que aterro

Publicado por: suporte

Segundo o Relatório de Visita da Comissão Permanente de Serviços Públicos Municiais e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Pará, assinado pelo presidente da comissão, vereador Waldech José, que junto com a Presidente da Casa Legislativa, Walquiria Aparecida e os vereadores Valdeci Xavier, Vanderlei José e Marcelo Brandão, estiveram visitando, o que em tese deveria ser um aterro sanitário, mas está mais parecendo um grande lixão, de tantas irregularidades técnicas que foram encontrada no local – Os vereadores, simplesmente não acreditaram no que estava vendo, ficaram perplexos com a omissão do Executivo e prometeram tomar severas providencias junto aos órgãos competentes, diante de tanta omissão.


Leia o relatório na íntegra

Continua depois da publicidade
A Comissão Permanente de Serviços Públicos Municipais e Meio Ambiente, por seu presidente Waldech acompanhado dos Srs. Vereadores, Valdeci, Vanderlei, Marcelo e a Sra. Presidente da Câmara, Walquíria e assessoria parlamentar, visitaram nesta manhã de terça feira dia dezessete de maio às nove horas, a Usina de Triagem, Reciclagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de nosso Município, após receberem denúncia das precárias condições da Usina, chegando ao local visualizaram uma usina mais parecida como “lixão”.

Perplexos, ao ver a situação, depararam com uma intensa fumaça no local de deposito dos resíduos, os trabalhadores não souberam informar a causa ou origem do fogo, apenas ressaltaram que está desde o dia treze, fato que tem comprometido a realização dos trabalhos no local, bem como o transito na Rodovia Acesso 900 MG 320. que liga São Gonçalo do Pará à BR 262. Foi observado ainda, que o local tem sido utilizado para descarte de entulhos, o que antes, não eram ali depositados.

Foi verificada também as condições precárias dos equipamentos utilizados para triar os resíduos, os trabalhadores da ASCAM – Associação Sangonçalense dos Catadores de Materiais Reciclável, que atuam na área desde a criação da Usina e estão com contrato vencendo este mês de maio com a prefeitura municipal, narraram a falta de apoio do setor público, não cumprindo o acordado para as possíveis realizações dos trabalhos como: a disponibilização de máquina carregadeira para acondicionar o resíduo bem como transportá-los aos locais adequados, péssimas condições da carrocinha, Prensa, enfatizaram ainda, as precárias condições dos trabalhadores visto que não disponibilizam de materiais de segurança como luvas adequadas, botas, uniformes, toucas, máscaras, para o manuseio dos resíduos.

O local já foi usina modelo, narrou o Presidente Waldech, ao perceber as precárias condições que a usina se apresenta, como: foco de fogos, aves de rapina, intenso mau cheiro, mosquitos, descarte de outros materiais, e o descaso do setor público diante da situação que se apresenta, considerando ainda, inadmissível a atuação dos trabalhadores no local sem as devidas condições de segurança no trabalho, fato lamentável que merece um olhar atento da Secretaria de Meio Ambiente que se encontra totalmente omissa à situação, bem como, a responsabilidade o chefe do executivo ao permitir que uma usina que foi considerada modelo, se tornar um verdadeiro lixão.

O Sr. Presidente Waldech, enfatizou aos presentes e aos trabalhadores da ASCAM, que providências serão tomadas para melhoria da situação.

Este é o relatório




 

Veja outras imagens do local no momento da visita da Comissão


Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade