Câmara em sessão extraordinária aprova taxa de CONTRIBUIÇÃO PARA CUSTEIO DO SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PUBLICA – CIP

Publicado por: suporte


 

Continua depois da publicidade
{youtube}zuFVKfbjQgw{/youtube}    

 

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR EM Nº 007/2015 REVOGA E ACRESCE DISPOSITIVOS À LEI COMPLEMENTAR Nº 7, DE 1991, QUE APROVA O CÓDIGO TRIBUTÁRIO E FISCAL DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º. A Lei Complementar 7, de 1991, passa a vigorar acrescida do Título IV-A, com a seguinte redação:

“TÍTULO IV-A DA CONTRIBUIÇÃO PARA CUSTEIO DO SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA – CIP

Art. 186-A. A Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – CIP, prevista no art. 149-A da Constituição da República Federativa do Brasil, já instituída no Município de Divinópolis, incide sobre a
Prestação de serviços de iluminação pública, efetuada neste Município, Diretamente ou mediante concessão.

Parágrafo único. Considera-se serviço de iluminação pública aquele destinado a iluminar vias e logradouros, bem como quaisquer outros bens públicos de uso comum, assim como as atividades acessórias de administração, instalação, manutenção, eficientização e ampliação da rede de iluminação pública, além de outras atividades a estas correlatas.

Art. 186-B. É contribuinte da CIP o consumidor de energia elétrica, proprietário, titular do domínio útil ou o possuidor, a qualquer título, de unidade imobiliária, unidade consumidora ou equipamentos elétricos passíveis de medição de consumo, regularmente ligados à rede de distribuição de energia elétrica, localizado em área urbana ou rural do município.

Art. 186-C. A CIP será devida sobre o valor da tarifa de iluminação pública aplicada pela concessionária de distribuição de energia elétrica ao município, incluindo-se acréscimos ou adições determinados pela ANEEL
ou outro órgão que vier a substituí-la, calculada pela aplicação de percentual conforme intervalos de consumo (em kWh/mês) estabelecidos na tabela a seguir, instituída pela Lei 5.543, de 2002:

Rua Pernambuco, nº 60 – Centro – CEP 35.500-008 PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

Faixa de Consumo (kWh/mês) Percentual
até 50 0,00%
51 a 80 1,00%
81 a 100 2,00%
101 a 200 4,50%
201 a 300 7,00%
acima de 300 7,50%

Art. 186-D. O lançamento e a arrecadação da CIP serão realizados mensalmente diretamente nas contas de consumo de energia elétrica.

§1º O Município conveniará ou contratará com a Concessionária Distribuidora de Energia Elétrica a forma de cobrança e repasse dos recursos relativos à contribuição na forma do “caput” deste artigo.

§ 2º O convênio ou contrato a que se refere o parágrafo anterior deverá, indispensavelmente, prever:

I – repasse imediato do valor arrecadado pela concessionária ao Município, retendo os valores necessários ao pagamento da energia fornecida para a iluminação pública e os valores fixados para remuneração dos custos de arrecadação e de débitos que, eventualmente, o Município tenha ou venha a ter com a concessionária, relativos aos serviços supra citados;

II – A obrigatoriedade de apresentação periódica pela concessionária ao Município de demonstrativo da arrecadação e retenções.

§ 3º – Havendo viabilidade técnica e econômica, o Município poderá, em caso de atraso no recolhimento da CIP, cobrar valores relativos à correção monetária, multa e juros moratórios, nos mesmos percentuais e índices
estabelecidos para o IPTU, e inscrever o crédito da Fazenda Municipal em Dívida Ativa.

Art. 186-E. Aplicam-se à Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – CIP, no que couber, as normas do Código Tributário Nacional e legislação tributária do Município, inclusive aquelas relativas às infrações e penalidades.

Rua Pernambuco, nº 60 – Centro – CEP 35.500-008 PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

Art. 186-F. O Poder Executivo Municipal poderá, através de Decreto,
regulamentar a presente matéria.”

Art. 2º. Ficam revogados a alínea “d” do art. 161 e os arts. 172 a 176 da Lei Complementar 7, de 1991, bem como a Lei 5.543, de 2002, e demais disposições em contrário.

Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Divinópolis, 18 de dezembro de 2015.
Vladimir de Faria Azevedo


Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade