Câmara de Divinópolis fecha acordo para quatro novas cadeiras – Isto eleva o número de vereadores para 17

Publicado por: suporte

O presidente da Casa Legislativa, Paulo César (PRB), afirmou que o número inicial de 16 foi sugerido, porque Nova Serrana, funciona com número par, lá são 10 vereadores, contudo, segundo a Procuradoria, está incorreto.

O Substitutivo que pode instituiu o número de cadeiras em 17, será lido amanhã no expediente e colocado em apreciação na sessão extraordinária convocada para a próxima quarta-feira (14).

Continua depois da publicidade

Paulo César levantou a possibilidade de que seja instituído o “Colégio de Líder” como medida preventiva de que o Substitutivo de 17 vereadores possa ser apreciado a aprovado na quarta-feira, isto porque o Colégio é soberano para rejeitar emendas e outras manobras, mesmo válidas dentro do Regimento Interno.

O presidente defendeu o número de 17 vereadores afirmando que propicia mais equilíbrio e representatividade e que os limites financeiros serão seguidos à risca. Continuou, dizendo que um conjunto de fatores contribuiu para que o número não fosse 21, entre tais fatores estão as opiniões de entidades de classes como a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, sessão Divinópolis, e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região – SINTRAM que também são contrários às 21 cadeiras no plenário.

Finalizando o Presidente fez algumas simulações com o coeficiente partidário, usando o provável numero de votos válidos para o próximo ano, com 13, 15 e 19 e 21 e disse que, quanto maior for o número de vereadores, mais chances teriam os partidos menores em atingir tal coeficiente, conseqüentemente, uma maior equalização democrática das cadeiras no parlamento.

Os vereadores Edson e Heloisa são favoráveis que se mantenham as atuais 13 cadeiras, assim como o vereador Rodyson do Zé Milton, contudo, na impossibilidade da continuidade dos mesmos 13, ele é a favor no máximo dos 15 vereadores que a Comissão Especial sugeriu. O vereador em contato com o Divinews afirmou não ter entendido porque se não podia 16, porque não retrocederam então para os 15 sugeridos pela Comissão e não aumentado para 17. Ele disse contudo que ainda vai tentar através de ações dentro do Regimento Interno, se os 17 forem aprovados que o número retroceda para no máximo 15.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade