Plano de Contingência para chuvas é assinado pelo prefeito de Divinópolis – Copasa também cria plano de emergência

Publicado por: suporte

Além de membros do governo, fez parte da apresentação o comandante do 23º BPM, tenente coronel Eduardo Campos e o capitão do Corpo de Bombeiros, Paulo Cesar Gonçalves.

O secretário falou das ações que estão sendo implementadas, entre as quais, a conscientização da população através da colocação de cartazes de alerta em 160 ônibus. Vão ser distribuídos milhares de folhetos para as crianças nas escolas públicas e particulares. Já a partir do próximo final de semana, estará funcionando o número de telefone 199 para contato direto com o Gabinete de crise das chuvas.

Continua depois da publicidade

“Vamos trabalhar em sincronia e conseguir falar com as pessoas envolvidas na hora do problema”, afirmou o comandante do 23º BPM. Eduardo Campos diz que normalmente as ocorrências acontecem de madrugada, e nem sempre envolve apenas remoção da área de risco, outras ações se fazem necessárias.

Vladimir Azevedo antes de encerrar a entrevista coletiva e falar do plano de contingência, fez críticas ao Encontro de Copenhague: “Estamos assistindo um teatro de 5ª categoria no Encontro de Copenhague, ao invés de resolver as questões sérias do meio-ambiente do planeta, estamos vendo vazamento de documentos”

O prefeito afirmou que a defesa civil é toda a população e neste contexto é importante a conscientização popular. Continuou, dizendo que este plano funciona como se fosse um seguro, existe, mas ninguém tem vontade de usar.

Divinópolis torna-se uma cidade de risco porque 23% dos moradores moram nas margens do rio que corta 18% do município.

A Copasa através do seu representante, presente na reunião, engenheiro Gilberto, explicou que foi reforçado o dique da estação de tratamento de água no bairro Esplanada, além de ter sido criado um esquema de alerta a ser usado antes, durante e depois do período das chuvas e cada cor corresponderá a uma ação. A cor verde significa normalidade, com o nivel do rio até 2,5 metros – Cor amarela, alerta, Nível do Rio acima de 2,5 a 5 metros – Cor vermelha, risco, acima de 5 metros.

A empresa  disponibilizará ainda vários caminhões pipa para a população, em caso de desabastecimento. Gilberto terminou informando que atualmente o nível do rio está normal, com apenas 2 metros.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade