Começou a Conferência Municipal de Cultura

Publicado por: suporte


Teve inicio, hoje (25), a Conferencia Municipal de Cultura com as presenças do secretário da pasta estadual, Paulo Brant, a Chefe do Ministério da Cultura, Aída Ferrari, o deputado estadual Domingos Sávio e as lideranças locais.

O Secretário Municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, disse que a Conferência teve uma participação maior do que na última e que isso já mostra um envolvimento maior da comunidade.

Continua depois da publicidade

“A proposta da Conferência é exatamente fazer com que o setor cultural possa discutir políticas públicas de cultura. A participação é fundamental para que se alcance o objetivo maior de construir a quatro mãos um plano com diretrizes acordadas com a comunidade, setor cultural e prefeitura”, disse.

Um dos pontos fundamentais da Conferência será a discussão da descentralização das ações de cultura, no Grupo Temático Diversidade e Integração Cultural, para que se consiga apoiar outras formas de expressão cultural, contemplando os bairros.

O Secretário Estadual de Cultura, Paulo Brant concordou que fazer uma política cultural sem a participação dos produtores e dos artistas é inadmissível, “não existe nada mais autentico e que brote da sociedade do que a cultura. Não há maneira de fazer cultura a não ser ouvindo e agindo junto com as pessoas que estão envolvidas”, assegurou.

A Conferência em Divinópolis foi uma iniciativa do secretário municipal e vai servir como modelo para as outras que deverão ser realizadas por todo o território mineiro. Essa é uma exigência da secretaria estadual que culminará na Conferência Estadual de Cultura a ser realizada em outubro ou novembro deste ano.

A abertura

Miriam Fonseca, representante da Funedi, destacou a satisfação da instituição em ver suas ansiedades serem atendidas e afirmou que o governo pode contar com a faculdade tanto nas questões culturais, quanto na saúde educação e meio ambiente.

O deputado estadual Domingos Sávio destacou a preocupação da cidade com relação a cultura, ressaltando a realização da Conferência no espaço reformado, projeto que teve início em sua administração como prefeito, da primeira usina de álcool de mandioca do país.

Ele lembrou a importância das Conferencias dizendo que seu projeto que autorizava a criação do Fundo Estadual de Cultura nasceu de um evento como esse e várias iniciativas sérias tem se iniciado da mesma forma.

Vladimir Azevedo disse ter ficado feliz em ver as coisas avançarem no setor, pois “a cultura é o que nos diferencia de cada povo”, mas que daria espaço para os palestrantes falarem.

As palestras com o tema “Gestão pública de cultura”, foram ministradas pelo secretário de estado de cultura, Paulo Brant, e da chefe da representação do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Aída Ferrari.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade