Rede de Urgência e emergência começa a ser instalada em Divinópolis

Publicado por: suporte

Começou hoje, pela manhã, na FIEMG regional Centro-Oeste, uma oficina preparatória para a implantação da rede de urgência e emergência no município de Divinópolis. Quem ministra o curso é o coordenador estadual de Urgência, Emergência e UTI da secretaria de estado da Saúde de Minas Gerais e presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, Wélfane Cordeiro Junior.

A proposta do sistema de redes é qualificar e agilizar o atendimento de saúde para que, em mãos do diagnóstico do paciente, os profissionais de saúde possam encaminhar corretamente cada caso ao seu ponto de atendimento correto, o que desafogaria alguns setores como, por exemplo, o pronto Socorro da cidade.

Continua depois da publicidade

A secretária de saúde do município, Cherrie Mourão, afirma que esse é um momento muito importante para Divinópolis que tem o privilégio de ser uma das macro-regiões do Estado que deve receber o apoio do governo estadual para a implantação da rede de assistência a urgência e emergência.

A oficina, dada pelo coordenador estadual de urgência e emergência, é o primeiro passo pra a implantação da rede. O objetivo é preparar tecnicamente todos os profissionais da saúde do município ligados direta e indiretamente aos atendimentos de urgência e emergência, como médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais.

“Nós estamos empenhados politicamente e tecnicamente para que essa rede seja implantada aqui da maneira mais plena possível. Estamos iniciando com essa oficina preparatória em que os profissionais vão começar a entender do que se trata e como deve funcionar essa rede e, logo em seguida, começarmos a trabalhar do ponto de vista de implantação prática.” Afirma a secretária

Cordeiro Júnior diz que Divinópolis é um pólo macro regional que tem déficits em leitos hospitalares, assistência hospitalar e uma deficiência estrutural reconhecida pelo estado. Por isso, explica que o investimento do Estado, somente do ponto de vista estrutural, não resolve o problema, “precisamos organizar o processo para que se tenha realmente um ganho real para a população”.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade