Restaurante Popular promove capacitação de funcionários

Publicado por: suporte

O Restaurante Popular de Divinópolis promoveu, no mês de fevereiro, um curso de capacitação para os funcionários, com o nome de “Programa de Capacitação dos Manipuladores em Higiene e Manipulação de Alimentos”. Através do curso, a Alimenta, empresa responsável pela administração do refeitório, capacita os seus funcionários que manipulam alimentos, com técnicas e treinamentos de higiene e manipulação. Tal capacitação atende as exigências da RDC 216 – Resolução da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária –, cujo objetivo é garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados.

Os treinamentos foram ministrados pela consultora de Qualidade da Alimenta, Graça Poncio, que veio de Belo Horizonte para o curso de capacitação. Todos os funcionários do Restaurante Popular participaram dos treinamentos. Segundo a nutricionista supervisora do refeitório e funcionária da Prefeitura, Renata Deodato Pereira, foi intensa a participação dos funcionários, “gerando mudanças no comportamento e atitudes e ocorrendo uma maior conscientização para aplicação das técnicas aprendidas nas atividades do dia a dia”.

Continua depois da publicidade

Com carga horária total de 12 horas, os treinamentos apresentaram o seguinte conteúdo: Atendimento ao Cliente; Uso adequado do equipamento de proteção individual; Programa 5S; O despertar para Segurança Alimentar; Noções de microbiologia; Perigos biológicos, químicos e físicos; e Boas práticas de fabricação. A consultora de Qualidade da Alimenta expôs vários conteúdos no treinamento e realizou uma divisão dos grupos de trabalho, onde os funcionários puderam desenvolver trabalhos e dinâmicas de grupo. Ao final, todos os participantes foram submetidos a uma prova avaliativa.

Treinamento sobre Segurança Alimentar

Ainda dentro do programa de capacitação dos manipuladores de alimentos, um treinamento sobre o “Programa Restaurantes Populares” foi realizado pela nutricionista da Prefeitura, Renata Pereira. Neste módulo foi feita uma exposição sobre o Programa Fome Zero, uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Esta política se insere na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome. O Programa Fome Zero é dividido em quatro eixos, sendo que, dentro de um deles, se encontra os Restaurantes Populares.

Na apresentação do “Programa Restaurantes Populares”, foram abordados os seus objetivos, o público alvo a ser atendido, a importância da qualidade das refeições, o trabalho conjunto da empresa terceirizada e da Prefeitura, além da utilização do espaço do Restaurante Popular como espaço para educação alimentar e nutricional da população. Fato, aliás, que tem acontecido desde a sua inauguração, através de palestras, cursos e atividades educativas voltadas para os usuários.

No final do treinamento, foi exposto que o Restaurante Popular de Divinópolis tem contribuído com a segurança alimentar e com o combate à fome na cidade, o beneficia muitas pessoas e famílias através das refeições saudáveis e balanceadas e das palestras e cursos na área de educação alimentar e nutricional.

De acordo com Renata Pereira, estes cursos de capacitação são importantes para a motivação dos funcionários. “Isso mostra e enfatiza a importância do trabalho de toda a equipe do Restaurante Popular, que tem desenvolvido um ótimo trabalho no atendimento à população de Divinópolis”, finalizou.

Mais informações: Secretaria Adjunta de Comunicação Social – (37) 3229-6712

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade